LPA Corporate Wear: um projeto nascido da determinação e vontade de vencer

Olga Antunes é a fundadora e diretora da LPA Corporate Wear, uma empresa que nasceu em 2013, fruto do término de um outro projeto, onde Olga Antunes era funcionária. Com o apoio da família e de alguns amigos, e com a compreensão e ajuda da equipa da antiga empresa que fechara portas, levou a bom porto um projeto que está prestes a completar 10 anos de atividade e cujo propósito é continuar a crescer.

0
828

Assumiu um projeto prestes a entrar em insolvência, em 2013, e tornou-o num negócio de sucesso. O que a levou a arriscar tudo e iniciar o seu percurso empreendedor e de líder?

Em 2013, eu era funcionária de uma empresa que se dedicava ao fabrico têxtil, nomeadamente camisas, que entrou num processo de insolvência. Desemprego não era opção, pois com duas filhas não podia parar de trabalhar, até porque essa não é a minha essência. O apoio do meu marido, da minha família e de mais quatro pessoas amigas foi fundamental para me lançar no desafio da minha vida. Como era conhecedora da dinâmica do negócio, clientes e fornecedores, o maior desafio era a produção. Decidi abrir uma empresa – a LPA – do mesmo ramo, admitindo toda a massa salarial da antiga empresa, e com ajuda e colaboração de todos consegui formar uma equipa empreendedora e produtiva.

Quais os resultados do mesmo, numa altura em que a empresa está quase a completar uma década de existência?

Com alguns percalços próprios dos negócios. Mantenho 42 postos de trabalho, onde são produzidas cerca de 900 camisas por dia. Uma conquista com muito trabalho e muita dedicação de todos. Somos uma equipa unida e lutadora, o que é muito gratificante.

Quais as características que considera fulcrais para alguém que inicia um projeto e cujo objetivo é liderá-lo com sucesso?

O segredo está no rigor da gestão do negócio, na humildade e cumplicidade que fui criando com as/os funcionários e com o responsável da produção. Foi uma aposta que fiz em convidar o meu irmão Rui Pereira para o cargo, de que tanto me orgulho. É uma peça fundamental para o meu sucesso. Não posso também deixar de referir o apoio que tenho em casa, do meu marido, e que é fundamental para me poder dedicar a este negócio a 100%, pois ele está na retaguarda a cuidar das nossas filhas.

Quão importante é a inteligência emocional para lidar com o dia a dia de uma empresa de confeção?

Tem altos e baixos, como qualquer situação, o que faço é tentar gerir de forma humana os problemas que vão surgindo no dia a dia, pois a parte emocional é tão ou mais importante que a parte física, no que toca à capacidade de produção. Temos de ser sensíveis aos problemas da cada um.

O que é que este desafio lhe trouxe que sente que a valorizou enquanto pessoa?

Trouxe-me crescimento, enquanto pessoa, enquanto mulher e empresária. Sinto –
me realizada e orgulhosa de todo o meu percurso. Não me imagino a fazer outra
coisa.

Enquanto mulher e empreendedora, que análise faz do mercado nacional e da forma como é possível às mulheres criarem o seu negócio?

Acima de tudo, temos de querer. O mercado está aberto às mulheres, não vejo discriminação no facto de as mulheres abrirem o seu negócio. Qualquer mulher pode fazê-lo, temos de lutar pelo que queremos.

Relativamente à LPA Corporate Wear, como a caracterizaria e qual o setor, em particular, ao qual está dedicada?

A LPA é uma empresa com um ambiente de trabalho saudável, uma equipa fantástica, que trabalha todos os dias com dedicação para melhorar, sempre. Confecionamos camisas a feitio, moda e fardamento, sempre com perspetiva de crescimento.

“Atualmente, o desafio maior é a capacidade de resposta para com
os nossos parceiros. A qualidade e a capacidade de entrega neste
momento são fundamentais”.


Um dos desafios mais constantes nesta área é a mão de obra. Como consegue contar com uma equipa de mais de 30 anos de experiência? Quais os outros desafios que, atualmente, marcam o dia a dia do mercado têxtil nacional?

Efetivamente, a mão de obra é cada vez mais escassa. Temos de formar novas costureiras, o que não é fácil pois, nos dias de hoje, os jovens não veem esta profissão como futuro, o que é uma pena, pois nem todos podemos ser doutores e engenheiros. Atualmente, o desafio maior é a capacidade de resposta para com os nossos parceiros. A qualidade e a capacidade de entrega neste momento são fundamentais.

Como antecipa o futuro da LPA Corporate Wear?

O futuro da LPA passa por conquistar novos mercados e crescer, crescer, crescer…
Por fim, queria dedicar: tudo o que sou devo à minha mãe, pela forma como me
educou, a lutar sempre e nunca desistir. O meu sucesso é teu, MÃE!