“O 5G tem um potencial de desenvolvimento incrível”

Rui Martins é o CEO da ROUNDB, uma empresa de consultoria e desenvolvimento de projetos que realiza a sua atividade essencialmente em áreas de grande incorporação tecnológica. A área da fibra ótica tem sido aquela onde a ROUNDB mais tem trabalhado e a internacionalização passa também por projetos nesse âmbito.

0
256

A ROUNDB é uma empresa que desenvolve projetos de elevada incorporação tecnológica. Como se definiriam nesse contexto, considerando as áreas que abarcam e o posicionamento que assumem juntos dos vossos clientes?

A ROUNDB é uma empresa de Consultoria e Desenvolvimento de projetos em áreas de maior desenvolvimento tecnológico. Há cinco anos demos início à nossa atividade com especialização nas áreas dos Sistemas de Informação Geográfica e Telecomunicações, onde temos desenvolvido trabalho principalmente no domínio do Projeto e Implementação de Redes de Fibra-ótica. A nossa diferenciação tem vindo a ser construída e consolidada através da contratação, formação e retenção de quadros e do desenvolvimento de ferramentas de apoio à produção e controlo de qualidade. Estes fatores têm sido diferenciadores e têm-nos posicionado frequentemente como parceiro estratégico dos nossos clientes. Temos também apostado fortemente na melhoria das condições de trabalho e benefícios aos nossos colaboradores, bem como na certificação dos nossos processos. Temos em curso, para obtenção este ano, a Certificação ISO9001 e em preparação a NP 4552:2016.

Quais as principais soluções tecnológicas que desenvolveram, que lhe pareça importante realçar, dada a sua especificidade?

A área dos projetos de redes de fibra-ótica tem sido o motor da empresa e tem sido o foco da nossa operação. Neste domínio, temos vindo a desenvolver soluções informáticas de apoio à produção, que nos têm permitido aumentar a produtividade e a qualidade. Nesta área em que a coerência e qualidade dos dados é de extrema importância, as nossas soluções focam-se maioritariamente na produção automática de informação e ferramentas de deteção e correção de não conformidades.

Quais as áreas onde a tecnologia está a avançar mais rapidamente e onde a própria ROUNDB aposta, particularmente?

Considero que o setor das Telecomunicações está na vanguarda da tecnologia, na medida em que está presente em praticamente todas as áreas de atuação. Neste domínio, considero que a área de IOT – Internet of Things é a área que tem avançado mais e terá maior potencial de crescimento. Com a entrada do 5G, abre-se uma nova janela para a ligação das “coisas” e do que pode vir a ser possível desenvolver. Esta é uma área fascinante e com um grande potencial.

O I&D é fundamental para a apresentação de soluções de vanguarda, em qualquer empresa, de qualquer setor. Quão importante é esta área para a ROUNDB?

De extrema importância! Considero que cada vez mais as empresas, até mesmo todos nós, estamos conscientes da necessidade de otimizar, descobrir, inovar, no fundo de fazer melhor. Este pensamento está presente no dia a dia da empresa, quer seja através das soluções que procuramos desenvolver quer seja através das pessoas que recrutamos. O ano de 2023 será o ano em que iniciaremos o desenvolvimento de soluções na área de IOT, com recursos internos, e que tiraremos maior partido da I&D.

Que desafios esperam a ROUNDB, em 2022?

2022 apresenta-se com grande potencial de crescimento. As nossas estimativas apontam para um crescimento na ordem dos 35%, sendo que os projetos no estrangeiro representam 65% do nosso volume de negócios. Atualmente trabalhamos direta ou indiretamente para clientes em Portugal, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos e França, onde criamos empresa em 2019, e este ano prevemos iniciar na Alemanha e América Latina. Portugal está no top mundial dos países com maior desenvolvimento de fibra-ótica, mas ainda existem bastantes países, mesmo na Europa, a começar agora os seus planos de desenvolvimento, o que significa que ainda temos uns anos pela frente nesta área.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here