“O futuro passa por desenvolver modelos preditivos de gestão”

A inWork Software é uma marca que nasceu, essencialmente, para dar respostas rápidas à Gestão das empresas, bem como assegurar que existia uma ferramenta que evoluísse consoante as necessidades e o desenvolvimento das empresas. Até ao momento, e de acordo com Abel Pina, o gerente deste software, o inWork continua a responder a estes desafios. Todavia, o futuro apresenta já outro desafio: a capacidade de prever comportamentos e antecipar acontecimentos, para que as empresas se preparem atempadamente para eles.

0
157

Quando surgiu a marca inWork Software, quais os desafios que se propunha simplificar/resolver?

Em 2008, quando apresentámos o inWork ao mercado, identificámos dois grandes desafios que ainda se mantêm atuais por um lado, disponibilizar informação atempada aos diferentes níveis da gestão empresarial, permitindo-lhes tomar as decisões mais informadas e, por outro, facultar uma ferramenta que evoluísse com as necessidades das empresas. Desde então, temos vindo a trabalhar para garantir que o inWork evolui ao longo do tempo, de acordo com as novas tecnologias disponíveis e que responde às tendências e necessidades de gestão durante a sua utilização nas organizações.

O que é a solução inWork ERP e como pode ela ajudar na gestão do dia a dia empresarial?

O inWork ERP é um software de gestão que, através da sua grande diversidade de módulos e
funcionalidades, permite que cada empresa utilize as ferramentas mais adequadas ao seu negócio e modelo de gestão. Através do tratamento dos dados das transações executadas na empresa, disponibiliza a informação através de mapas e indicadores de fácil leitura, de forma atempada, para a tomada de decisão. As ferramentas preditivas incorporadas permitem que os diferentes níveis de decisão possam preparar-se e antecipar-se aos acontecimentos, ganhando vantagens competitivas. Outro conjunto de ferramentas também muito apreciadas e de grande mais-valia para as empresas são as ferramentas de Automação Robótica de Processos, que permitem automatizar diferentes tarefas ao longo dos processos.

A que tipo de empresas se aplica, particularmente, este software? Existem áreas de atividade onde este software se adapta melhor?

O inWork ERP possui uma grande diversidade de módulos e funcionalidades, que permite responder às necessidades da grande maioria das pequenas e médias empresas dos diferentes setores. Contudo, existem setores como o comércio por grosso, comércio de peças auto, produção de tintas, metalomecânicas, serralharias e oficinas auto em que temos mais experiência de implementação.

Num momento pós-Covid-19, em que as empresas e as indústrias já estão mais acostumadas à realidade digital, que análise faz da efetiva digitalização de algumas empresas nacionais?

A Covid funcionou como acelerador da digitalização. As pessoas passaram a encarar a
digitalização de outra forma, mais amigável. As empresas devem aproveitar este momento para aprofundar a digitalização dos processos e torná-los mais eficientes. Se as grandes empresas têm recursos para procurar ferramentas que as ajudam nesse processo, as pequenas organizações terão mais dificuldade e por isso é tão importante poder disponibilizar software que não necessita de mão de obra altamente especializada para fazer os ajustes contínuos necessários ao crescimento e dinamismo das empresas.

Como foi possível à inWork Software dar resposta às necessidades dos clientes, considerando que cada empresa vive uma realidade única e, por isso, a necessidade de adaptação dos programas a cada caso é absoluta?

Através de um leque alargado de ferramentas low e no-code, o inWork tem a capacidade de criar soluções adaptadas a cada empresa. Igualmente importante é garantir que essa solução informática acompanha o crescimento e evolução da empresa e isso é o que conseguimos fazer através das variadas funcionalidades incorporadas no inWork ERP e com as ferramentas que permitem alterar e ajustar o comportamento de cada funcionalidade.

Quais os desafios futuros que a inWork Software detetou como sendo os principais aos quais deverá dar resposta?

Ter a informação necessária para as tomadas de decisão exatamente no momento em que esta é necessária é uma grande vantagem competitiva, mas atualmente já não é suficiente. Por isso, o desafio de gerar listagens e indicadores preditivos cada vez mais fiáveis, nomeadamente com recurso à Inteligência Artificial, será um desafio que nos vai acompanhar nos próximos tempos. Igualmente relevante será o aprofundamento das técnicas de
automação e integração com outras ferramentas e sistemas do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here