OnVirtualGym: “O seu ginásio na palma da mão!”

A paixão pelo desporto e o gosto pela tecnologia sempre fizeram parte da vida de André Gonçalves. A vontade de ter “o melhor dos dois mundos” levaram o jovem a fundar a “OnVirtualGym”, uma aplicação para profissionais de ginásio que oferece uma experiência de utilização inovadora com vista à aproximação aos clientes.

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André Gonçalves, founder e CEO

Como surge a OnVirtualGym?

A aplicação nasceu de uma ideia que está inerente à aproximação dos clientes que frequentam ginásios e os profissionais que acompanham esses mesmos clientes. Eu sou um apaixonado por desporto e informática e tirei para além do curso de Mestrado em Engenharia Eletrónica, na Universidade do Minho, uma formação no CEFAD sobre Musculação e Cardiofitness. Aí, percebi que podia ter o melhor dos dois mundos. Foi então que em 2011, vi uma janela de oportunidade, porque me apercebi que os profissionais dos ginásios não tinham uma ferramenta para acompanhar os seus clientes, de uma forma rápida e intuitiva e os clientes também não tinham uma plataforma completa. Depois de muito trabalho, consegui o meu primeiro cliente em 2014, o Liberty Fitness Center, e foi a partir daí, que comecei a expandir o meu negócio.

Já têm como clientes alguns dos nomes mais fortes do setor…

Sim, graças a um trabalho muito bom de toda a minha equipa, temos a trabalhar connosco cadeias muito fortes, como o “Kalorias” (a primeira cadeia a apostar em nós), o “Fitness UP”, o “Be-Fit” e muitos mais… mas temos também vários ginásios com duas ou até uma unidade que são referências a nível nacional, pelo excelente trabalho que estão a desenvolver no mercado do Fitness e que nos obrigam constantemente a sair da nossa zona de conforto, de forma a suportarmos todas as suas necessidades de negócio.

Há diferenças entre o trabalho com uma cadeia de ginásios nacional e um ginásio com estabelecimento único?

Uma das mais-valias que nos caracteriza é a nossa capacidade de personalização às necessidades de cada ginásio, ou seja, nós desenvolvemos a aplicação com uma vertente muito customizável. Vamos sempre moldando o software de cada ginásio de acordo com as suas necessidades, permitindo-nos oferecer uma solução eficaz para controlarem todos os seus processos e KPIs. Uma das ideias-chave para a criação desta aplicação, que eu acredito ser o fator-chave na Retenção de qualquer ginásio, é aproximar ao máximo o cliente do ginásio aos seus profissionais e claro que uma cadeia necessita sempre de um acompanhamento maior, mas hoje em dia, o mercado do Fitness está tão versátil em termos de oferta, que qualquer ginásio precisa de uma ferramenta completa que lhe permita ter um controlo transversal dos seus processos.

Os clubes que trabalham com a App têm opiniões muito positivas sobre esta aplicação. Do lado do cliente, também têm recebido algum tipo de feedback?

O feedback é realmente muito positivo, eles gostam de usar a App e muitas vezes até são eles próprios a usar a nossa plataforma para nos fazerem chegar recomendações. Esse feedback é muito importante porque nos ajuda a perceber o que funciona e o que tem de ser melhorado.

Esta plataforma pode crescer e ter outras aplicações fora da área dos ginásios?

Uma das nossas grandes valências é a capacidade de adaptação, por isso, sim, é algo que nós conseguiríamos fazer. O nosso crescimento sempre foi muito orgânico e até à data fomos crescendo graças ao marketing de boca em boca, daí os nossos clientes serem todos ginásios. Apesar de o nosso foco estar nos ginásios, seria perfeitamente exequível adaptarmos o nosso sistema à gestão de marcações ou acompanhamento nutricional de uma clínica por exemplo.

Neste período de pandemia, como é que a aplicação ajudou as pessoas que frequentavam os ginásios e que, de repente, deixaram de o fazer?

Demos diversas soluções aos nossos clientes através da App, de forma a contornar todos os transtornos causados por esta pandemia. Uma das soluções foi a criação de desafios diários / semanais que são planos de treino para as pessoas fazerem em casas e ao mesmo tempo comunicarem pela App as suas evoluções. Outra das soluções, foi a possibilidade de criarem conteúdos segmentados para um determinado público, tais como: vídeos com treinos, aulas de grupo, PDFs com receitas saudáveis etc… Esta novidade foi disruptiva porque veio aumentar o raio de ação dos ginásios, que poderiam começar a ter clientes, não só no seu espaço físico, mas também, nos seus serviços online em qualquer parte do mundo.

Quais são os planos para o futuro da “OnVirtualGym”?

O nosso maior objetivo para o futuro é a internacionalização, queremos apostar no Brasil, Espanha e Reino Unido.

www.onvirtualgym.com