Vendus: o software de faturação e POS ideal para registar e controlar o seu negócio em segundos

O Vendus é um Software de faturação e POS, criado em 2014, que nasceu para simplificar os processos de gestão e faturação de um negócio. Adequado para pequenas, médias e grandes empresas, o Vendus está também preparado para serviços de faturação em qualquer lugar, o que foi muito útil aquando do confinamento, causado pela pandemia, e que levava os consumidores a recorrer ao serviço de delivery. O CEO, Nuno Santos, explica as características e a aplicabilidade deste software nesta entrevista.

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Quando surgiu, qual era o principal objetivo deste software?

O Vendus, foi desenvolvido durante o ano de 2014 onde passamos pela Certificação de Autoridade Tributária, antes de ser lançado para o mercado em Janeiro de 2015. O principal objetivo do Vendus é claro: proporcionar uma solução simples que poupe tempo e dinheiro aos nossos clientes, com total mobilidade e segurança de dados. Por essa razão, concentramos os nossos esforços em desenvolver  um sistema totalmente online, com tecnologia  cloud disponível 24 horas por dia, em qualquer parte do mundo, através de qualquer dispositivo, seja ele telemóvel, tablet ou computador.

Apostamos num modelo de negócios simples que mantemos até hoje: sem contratos nem compromissos, paga apenas enquanto utilizar e pode cancelar a qualquer momento. Em 2014 o mercado era muito  diferente. As aplicações SaaS (Software as a Service) não tinham a recetividade que têm hoje, portanto, a nossa posição também foi disruptiva no mercado POS e Restauração onde foi necessário passar a mensagem das vantagens de um serviço na cloud. 

Outro aspeto importante prende-se com a segurança dos dados, isto é, com o Vendus, os backups são feitos por nós de forma automática e os nosso clientes não precisam de se preocupar com eventuais avarias nos equipamentos ou situações de furto. Na mesma medida, o Vendus permite o cumprimento fiscal com a entrega do ficheiro SAF-T, com facilidade e de forma automática, se assim o desejar.
Por fim, as atualizações são automáticas e os clientes não têm custos adicionais nem preocupações. A título de exemplo, quando a Autoridade Tributária exigiu a implementação do QR Code, esta foi imediatamente disponibilizada aos nossos clientes, sem custos acrescidos ou processos adicionais.

Aquando da pandemia, houve necessidade de adaptar o mesmo a esta nova realidade?

A pandemia foi uma novidade para todos e nós não fomos excepção… Em boa verdade, o Vendus já respondia a vários requisitos, nomeadamente, emissão de faturas a qualquer momento em qualquer lugar, através de smartphone, tablet ou computador. Como tal, vários empresários conseguiram manter o funcionamento das suas empresas no que diz respeito à gestão e faturação.

Apesar do difícil contexto, quisemos ajudar a nossa comunidade e como tal decidimos desenvolver uma infra estrutura digital que permitisse criar uma loja online com pagamentos integrados de forma fácil e intuitiva e assim nasceu o Vendus Go! onde qualquer pessoa pode criar uma loja online em minutos.

Para os nossos clientes, que já tinham a sua conta configurada com os dados da empresa, produtos, clientes, etc passaram a poder criar uma “montra digital” do seu negócio, podendo operar em regime de porta fechada ou take-away de forma imediata e sem esforço, como é o caso da restauração.

O feedback foi fantástico e em apenas uma semana foram criadas mais de 400 lojas online! Num momento tão complicado para todos, os nossos clientes entenderam a nossa intenção de ajudar, sendo um serviço sem qualquer custo adicional que mantemos até hoje. Após dois anos, temos mais de 2500 lojas/restaurantes em funcionamento.

Como define e caracteriza o Vendus? Como se distingue dos restantes softwares de faturação do mercado? 

Simples, fácil e intuitivo com um suporte ao cliente de excelência disponível por chat, e-mail ou telefone. Durante o período de 9h-18h o nosso tempo de resposta é instantâneo. Os nossos clientes sabem que podem contar connosco e que existe uma equipa dedicada para os ajudar.

Adicionalmente, o Vendus dispõe de um conjunto de funcionalidades que permite acompanhar o crescimento do negócio, como é o caso da sincronização de stocks em várias unidades ou lojas, relatórios sempre atualizados e entrega ou o envio automático de um único ficheiro SAF-T, reduzindo o número de operações contabilísticas.

Quais as áreas de negócio onde o software Vendus é aplicável? Que adaptações permite, de forma a responder de forma personalizada a cada uma das situações?

O Vendus tem a capacidade de responder a um leque variado de setores de atividades de serviços, retalho, restauração e e-commerce. Isto é, desde uma loja de retalho que está arrancar até uma rede de lojas a nível nacional, um escritório de arquitetura ou um gabinete de design, uma loja online com centenas de transações diárias, um estádio de futebol, uma companhia aérea ou uma empresa de distribuição com necessidade de mobilidade e de comunicação em tempo de real de todas as operações que lhes permite faturar à porta do cliente no seu telemóvel.

A nossa latitude de funcionalidades permite ir ao encontro da maioria das necessidades do mercado, de forma simples, prática e intuitiva. Privilegiamos a performance e eficiência de todas as transações para permitir a melhor experiência de utilização em qualquer cenário, prova disso, são os mais de 50 milhões de documentos emitidos pelo Vendus.

Que evolução sentiu, no que respeita aos pedidos de software de faturação online, tendo em consideração o facto de a pandemia ter levado muitos negócios tradicionais a apostarem no digital?

Verificamos uma clara tendência na criação de novos negócios, focados primeiramente no ecossistema digital e só depois no plano físico. 

O nosso Software de Faturação foi desenvolvido considerando a coexistência das empresas nestes dois espaços e como tal oferece uma resposta incrível a este desafio, acabando por ser uma escolha natural junto de empresários e profissionais que querem dinamizar os seus negócios no espaço físico e digital.

Para dar resposta a esta necessidade, apostamos em integrações com o sistemas de e-commerce para que os nossos clientes simplifiquem as operações, quer a nível de faturação, quer a nível de gestão de stock.

Parece-lhe que esta transição para o mundo digital e a adaptação dos negócios ao online será para continuar?

Absolutamente! Aliás, basta pensar na quantidade de operações digitais  que realizamos, no nosso dia a dia, enquanto consumidores. Cada vez mais, as nossas decisões de compra são precedidas por uma série de pesquisas online para recolher informações, reviews entre outros aspetos que nos ajudam a tomar a melhor decisão possível.

Naturalmente, os empresários estão atentos a estas mudanças comportamentais e como tal, o canal online será cada vez mais relevante. Em outros setores, como a restauração, que tem uma dependência física, assistimos a novas opções de transações com o delivery e take away. Neste aspeto, o online responde às necessidades de uma forma diferente daquele que se imaginava. Desta forma, o mercado irá responder onde os consumidores se encontram.

Relativamente ao futuro, como será a evolução da Vendus? Existirão outros produtos disponíveis? 

A evolução do Vendus passa pela aposta contínua nos vários mercados onde atuamos, sobretudo, em Angola e Cabo Verde como software certificado pela autoridade local conforme já o somos. Por outro lado, ao nível do produto, procuramos melhorar a nossa oferta, como é o caso do mercado da restauração, onde estamos a lançar uma nova ferramenta, Vendus Pedidos,  para permitir aos nossos clientes gerir todo o fluxo do seu restaurante num só local, ou seja, os pedidos do restaurante, take away e delivery. 

Mais importante, estamos constantemente a melhorar processos de relação com os nossos clientes porque acreditamos plenamente que a relação humana é indispensável para o sucesso de uma aplicação ou software, nomeadamente com gestores de conta personalizados a cada cliente.

Como antecipa que o próprio mercado se comportará, no que respeita à utilização do digital? 

Acreditamos que o mercado irá dar seguimento à evolução que assistimos nos últimos anos. A utilização de ferramentas online, quer no computador, quer no telemóvel, massificou-se e como tal, o nosso target está educado e procura ativamente soluções que estejam disponíveis, a qualquer hora, em qualquer lugar.

A principal mudança será na integração de sistemas. As empresas utilizam várias ferramentas para gerir os seus negócios e como tal, existe a necessidade que as diferentes aplicações possam comunicar entre si, de forma fazer circular informação entre diferentes plataformas de forma fluída.

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