Como descreve a Saint-Gobain no que respeita às políticas de sustentabilidade que têm em curso?
A estratégia da Saint-Gobain Portugal está focada na sustentabilidade e encontra-se alinhada com o nosso propósito “Making The World a Better Home”. Está alinhada com a promoção da construção sustentável, com impacto ambiental reduzido, e com o bem-estar dos utilizadores dos edifícios, através das soluções que disponibilizamos ao mercado. Estamos focados na economia circular, promovendo o reaproveitamento de materiais; no desenvolvimento de produtos com contributo para a sustentabilidade, investindo na inovação para criar produtos que ajudem a melhorar a eficiência energética dos edifícios; e na redução de emissões de CO2,
implementando medidas de eficiência energética nas nossas fábricas.
Quais os pontos-chave para onde as estratégias de sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal são direcionadas?
A estratégia de sustentabilidade da Saint-Gobain Portugal está direcionada para algumas áreas-chave, que abrangem desde a seleção de matérias-primas até ao produto final e a forma de como este é utilizado e entregue ao cliente, promovendo um ciclo contínuo de valor sustentável:
-Matérias-primas: Integramos matérias-primas recicladas na composição dos produtos, como o vidro, que é reintegrado nos processos produtivos e que dá origem ao vidro base Oraé®, composto por cerca de 70% de
casco reciclado. Outro exemplo é o cimento-cola multiusos webercol flex lev, composto por mais de 30% de materiais reciclados;
-Cadeia de valor: Promovemos práticas sustentáveis que impactam desde a aplicação dos produtos até à utilização dos edifícios, onde podemos incluir soluções que promovem a eficiência energética dos mesmos,
como os sistemas webertherm – ETICS;
-Processo de produção: Utilizamos tecnologias de ponta para reduzir emissões de CO2 nas nossas operações, e produtos e processos que minimizam o desperdício, criando alternativas para o reaproveitamento de matérias-primas.
Que impacto estas medidas com vista à sustentabilidade da atividade e dos diferentes processos, têm na empresa?
As medidas de sustentabilidade implementadas na Saint-Gobain Portugal têm um impacto direto e positivo em várias dimensões, onde destacaria a nossa meta de neutralidade carbónica até 2050 e a redução de 33% das emissões diretas provenientes de fontes próprias ou controladas para o fabrico de produtos até 2030. Mais concretamente, permitem-nos poupar recursos naturais, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e, ao mesmo tempo, melhorar a nossa eficiência operacional.
A Saint-Gobain Portugal tem como meta atingir a sustentabilidade carbónica até 2050. O que está a ser feito para que tal suceda?
A proposta de valor da Saint-Gobain Portugal consiste em oferecer alternativas à construção pesada, através de alternativas de construção, soluções e serviços que contribuam para sustentabilidade. Com esta visão, a Saint-Gobain Portugal contribui para o esforço global para a mitigação das alterações climáticas, da proteção dos recursos naturais e da disponibilização de habitações confortáveis e dignas para todos.
Como acredita a Saint-Gobain Portugal que a sustentabilidade possa ser, também, um meio para que as empresas se tornem mais inovadoras e competitivas? Esta é uma experiência que retira do seu próprio exemplo e compromisso com o planeta?
A Saint-Gobain Portugal acredita firmemente que a sustentabilidade é um motor de inovação e competitividade, uma convicção que vem da sua própria experiência em integrar práticas sustentáveis no seu modelo de negócios. Entendemos que a sustentabilidade não é uma obrigação, mas uma oportunidade estratégica para criar valor, impulsionar a inovação e fortalecer a nossa posição no mercado global. Este compromisso com a sustentabilidade, como parte essencial da inovação e competitividade, demonstra como empresas de grande escala como a Saint-Gobain Portugal podem, a partir de ações concretas, beneficiar tanto o ambiente quanto os seus próprios processos, criando um ciclo virtuoso de benefícios mútuos.