“A tecnologia é essencial para a prevenção do incêndio”

A Denios já conta com perto de 40 anos de atividade, com o objetivo central de proteger o planeta e os quatro elementos fundamentais: água, terra, ar e controlar o fogo. No que respeita ao setor de proteção contra incêndios, esta empresa apresenta uma gama de produtos criados e comercializados por si que asseguram qualidade e proteção na prevenção e controlo de incêndios. No entanto, o representante técnico comercial em Portugal, João Rocha, alerta para situações em que a legislação ainda é inexistente e, por essa razão, empresas e pessoas desconhecem riscos associados, por exemplo, à utilização e carregamento das baterias de lítio.

0
191

Relativamente à evolução que existiu, particularmente na área dedicada à prevenção e controlo de incêndios, que análise faz do mercado? É um mercado onde a tecnologia já está muito presente?

Na Denios Portugal temos acompanhado a evolução significativa no mercado de prevenção e controlo de incêndios ao longo dos últimos 40 anos. A tecnologia tem cada vez mais um papel preponderante neste setor, com a introdução de sistemas avançados de deteção de incêndio, como por exemplo sensores de fumo e temperatura, e sistemas automáticos de supressão de incêndios, como sprinklers inteligentes. Com o auxílio de sistemas IoT é cada vez mais fácil monitorizar condições em tempo real e realizar manutenção preditiva, aumentando a eficácia e a fiabilidade dos sistemas.

Que produtos oferecem no que respeita à gama para prevenção de incêndios?

A Denios oferece uma ampla gama de produtos destinados à prevenção de incêndios, com grande enfoque em potenciais riscos em ambiente industrial. Entre as várias soluções que possuímos, destaco os contentores modulares para armazenamento e manipulação segura de produtos químicos inflamáveis, armários de segurança, sistemas de contenção de derrames em caso de incêndio e equipamentos para controlo e armazenamento de baterias de lítio.

Para que áreas de atividade apresenta a Denios soluções de prevenção de incêndios?

Qualquer atividade pode apresentar um risco de incêndio, e como tal tentámos dar uma resposta a todas elas. Não obstante, há setores industriais com maior risco de incêndio, onde se destacam as indústrias químicas, farmacêuticas e automóvel, que, pela natureza dos produtos que manipulam, estão mais expostas a potenciais riscos.

A Denios desenvolve, também, através da sua área de I&D, alguns dos produtos que comercializa? Quais os principais aspetos que têm em consideração aquando da criação destes produtos?

O nosso departamento de I&D, localizado na Alemanha, desenvolve muitos dos produtos que comercializa. Num mundo em constante mudança, a inovação transforma-se num dos pilares fundamentais para a empresa, garantindo que os nossos produtos atendem aos mais altos padrões de qualidade e segurança. Ao criar novos produtos, consideramos os seguintes principais aspetos: Segurança, Conformidade, Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Funcionalidade e Usabilidade, Durabilidade e Personalização.

As soluções de proteção contra incêndio para botijas de gás, ou os armários resistentes a incêndios representam soluções cruciais para momentos em que as empresas podem ser alvo de um incêndio. Em Portugal, estas soluções já estão presentes na maioria das empresas? Ou ainda existe algum desconhecimento deste tipo de soluções?

Infelizmente, face à legislação existente que é bastante deficitária e de um certo modo bastante confusa, impossibilita que as empresas entendam que existem soluções para prevenção de incêndio. Quando não temos ninguém, e por ninguém entenda-se legislação ou organismo, a dizer que uma certa atividade ou processo apresenta um risco, ficamos com a falsa sensação que não há perigo associado.

Todos os dias damos assessoria técnica aos nossos clientes, seja em visitas técnicas ou atendimento telefónico, informando das soluções disponíveis para suprimir um potencial risco. O mais recente desafio tem sido informar e
educar os nossos clientes sobre os potenciais riscos das baterias de lítio. Se prestarem atenção às notícias, tem havido um crescente número de incêndios em ambiente residencial, principalmente em garagens. Ora a origem de uma parte substancial destes incêndios deve-se à ignição das baterias de lítio, sejam em trotinetes, veículos automóveis, ou até mesmo máquinas a bateria. Um incêndio de uma bateria de iões de lítio é muito violento, não é possível combater com água e liberta gases extremamente perigosos e mortíferos. A inexistência de legislação origina para a sociedade em geral a falsa premissa que as baterias de lítio não possuem riscos. A nossa função passa por providenciar soluções de armazenamento seguro de baterias, como armários de carga de baterias com resistência ao fogo e contentores modulares, mas também soluções de contenção e mitigação de fogo, como por exemplo as nossas mantas ignífugas especialmente desenhadas para o contacto com fogo proveniente de baterias e as caixas de contenção para baterias defeituosas. A Denios Portugal tem trabalhado ativamente para educar o mercado sobre a importância da prevenção de incêndios e as vantagens de utilizar soluções de alta qualidade. Realizamos workshops, webinars e campanhas informativas para aumentar a consciencialização e ajudar as empresas a entenderem a necessidade de investir em medidas de proteção adequadas.

Cada empresa tem as suas próprias necessidades e rotinas de trabalho, pelo que se torna essencial possuir equipamentos que sejam adaptáveis às condições de cada espaço/atividade. Na Denios conseguem responder a esta necessidade de personalização?

É um desafio, mas tentámos ao máximo ir ao encontro das necessidades e expectativas dos nossos clientes. É verdade que cada empresa é única nas suas rotinas de trabalho, pois todas elas são formadas por pessoas, com as suas características particulares, e como tal um produto/serviço que fornecemos para a empresa A não será aceitável para a empresa B, mesmo sendo do mesmo setor. De notar igualmente que o incremento de segurança numa empresa obriga em várias situações à diminuição de produtividade, ou pelo menos à sua perceção.
Para todos nós é mais fácil atravessar uma rua no ponto onde nos encontramos, mas sabemos que é mais seguro se nos dirigirmos à passadeira mais próxima. O objetivo na Denios passa então por possuir um leque abrangente de equipamentos e serviços que possam ser incorporados nas rotinas de trabalho dos nossos clientes.

Sendo a Denios um grupo empresarial presente em muitos países, como é possível assegurar o cumprimento da legislação sobre incêndios e a respetiva proteção dos mesmos no que respeita ao equipamento que comercializa em todas estas geografias?

Mantemos uma equipa dedicada à investigação e ao acompanhamento das regulamentações e normas locais de segurança contra incêndios em cada país onde estamos presentes. Esta equipa assegura que os nossos produtos estejam em conformidade com as exigências legais e regulamentares de cada região. A título de exemplo, os nossos contentores com resistência ao fogo foram desenhados tendo em conta os fatores mais restritivos das normativas europeias e legislações nacionais dos vários países. Assim, mesmo para países em que a legislação é deficitária no que concerne ao armazenamento de produtos químicos inflamáveis, por exemplo, o cliente sabe que na Denios encontrará uma solução segura. Também trabalhamos com parceiros e consultores locais
especializados em segurança e regulamentação, e apoiamo-nos no feedback dos clientes para que os produtos que fabricamos não só vão ao encontro dos requisitos legais, mas também cumpram as expectativas dos utilizadores.