AENOR: Certificação que garante confiança

A AENOR está há mais de uma década estabelecida em Portugal e, durante esse tempo, dedicou a sua atividade à prestação de serviços de avaliação de conformidade, certificação e formação. A qualidade, o rigor e a seriedade dos trabalhos efetuados colocam esta esta empresa multinacional – presente em mais de 90 países – como um símbolo de confiança. Em Espanha, 74% dos consumidores relacionam a AENOR com a qualidade e com as coisas bem feitas, e é a este patamar que Lina Sá Pinto, diretora AENOR Portugal, região Atlântica, ambiciona chegar, também em Portugal.

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A AENOR está presente em 90 países, incluindo Portugal, onde foi criada há 17 anos. Como contribui a AENOR para a transformação da sociedade?

A AENOR sempre contribuiu para o desenvolvimento de uma cultura de confiança nos mercados internacionais e foca-se em identificar e ajudar a resolver brechas de competitividade. É graças à superação dessas brechas que as sociedades evoluem positivamente.
Fornecemos o nosso conhecimento e experiência há mais de 30 anos a inúmeras organizações e entidades, temos uma valiosa equipa de especialistas internos, bem como uma sólida rede de colaboradores internacionais, gestores de projetos e impulsionadores de negócio, que trabalham arduamente para garantir o rigor e a qualidade da participação da AENOR em todas as oportunidades de mercado. A nossa capacidade de desbravar caminhos e desenvolver esquemas de certificação, que respondem de forma imediata às exigências da sociedade e dos nossos clientes é algo que nos está intrínseco.

Quando a entidade AENOR iniciou a sua atividade, em Espanha, na área da certificação, a mesma era apenas aplicada a produtos: material elétrico e de construção. Ao longo dos anos e do desenvolvimento da organização, a certificação foi sendo alargada a outra áreas económicas e serviços. O que é que atualmente vos distingue em Portugal?

A AENOR é uma empresa dedicada à avaliação de conformidade, certificação, formação e sistemas de distribuição de informação técnica, como por exemplo, normas técnicas internacionais importantíssimas para as nossas empresas.
Temos uma proposta de valor premium e somos reconhecidos no mercado pelo rigor e seriedade do nosso serviço. Uma empresa de máxima confiança, que se destaca pela capacidade de inovar, por estar sempre próxima das fontes de conhecimento dos diferentes setores e por contarmos com clientes líderes, tão importantes para nós.
Trabalhamos para o futuro, por isso estamos sempre preparados para dar resposta não só aos problemas derivados das diferentes crises, e que requerem atenção imediata, como é o caso atual do compliance, da responsabilidade social corporativa, da cibersegurança e da sustentabilidade, como também estamos na linha da frente trabalhando em conjunto com as associações, organizações empresariais e o Alto Comissariado para a Agenda 2030, de forma a contribuir para a concretização dos ODS.
Muitas vezes não se trata de desenvolver nada novo, mas sim trabalhar em conjunto com as organizações, para ajudar a avaliar o cumprimento de requisitos.

Como pode uma certificação AENOR ajudar a melhorar a competitividade interna e externa das empresas e o seu posicionamento nos mercados?

A atividade de certificação ajuda as organizações a responderem às principais tendências exigidas pelos diferentes mercados.
A implementação de requisitos normativos melhora as boas práticas organizacionais, ajuda na gestão, permite dispor de ferramentas que identificam não só as tendências, como também a implementação eficaz das melhorias essenciais aos seus processos, mas destaco a confiança como o principal benefício associado à certificação.
Segundo o relatório Brand Trust for Consumers 2021, 88% dos clientes escolhem marcas em que confiam. Quando uma organização seleciona uma certificação reconhecida internacionalmente, procura confiança para a sua gestão, para os seus produtos e para os seus serviços, o que resulta em tranquilidade para seus clientes e demais stakeholders. Adicionalmente, as certificações ajudam a fortalecer não somente a capacidade exportadora das empresas, sendo fundamental apresentar garantias de conformidade, como também as relações estratégicas, sendo o reconhecimento externo um fator essencial.
Também a liderança organizacional é elevada a outro nível de responsabilidade e compromisso e a transformação interna é inegável, essencial e impulsiona níveis mais elevados de motivação e envolvimento com a visão da organização.

A AENOR foi pioneira na certificação em Bem-estar Animal. O que significa – para as empresas certificadas – possuírem esta marca?

A certificação AENOR em Bem-Estar animal Welfair™, baseada nos referenciais europeus Welfare Quality® e AWIN®, homologada pelo Institute of Agrifood Research and Technology da Catalunha (IRTA) e pelo Instituto Vasco de Investigación y Desarrollo Agrario (NEIKER), permite a seleção, a garantia e a avaliação perante o consumidor da proveniência do produto. Ao contrário de outros esquemas de bem-estar animal, as auditorias baseiam-se na observação direta do próprio animal, através da avaliação de quatro princípios: boa
alimentação, bom alojamento, boa saúde e comportamento apropriado. Dentro destes quatro princípios, são identificados ainda 12 critérios de bem-estar animal diferentes, mas complementares entre si.

“A implementação de requisitos normativos melhora as boas práticas
organizacionais, ajuda na gestão, permite dispor de ferramentas que identificam não
só as tendências, como também a implementação eficaz das melhorias
essenciais aos seus processos, mas destaco a confiança como o principal benefício
associado à certificação”.

Cada espécie animal é avaliada de acordo com o protocolo que lhe esteja definido e por auditores especialistas, autorizados e qualificados pelo esquema Welfair™. Os consumidores de hoje estão cada vez mais informados e preocupados com a forma como os animais são criados, por isso é fundamental fornecer informações de qualidade para os ajudar a decidir
sobre os produtos que compram. Nesse sentido, o bem-estar animal é um dos valores de uma
sociedade em pleno desenvolvimento e cada vez mais consciente da ligação entre a indústria
alimentar e o setor primário. E é isso, é o cuidado com a cadeia alimentar, em todas as suas fases, que garante a qualidade, segurança e sustentabilidade económica, ambiental e social do setor e, portanto, dos produtos que consumimos. Nesse contexto, as empresas têm-se adaptado às necessidades dos consumidores, garantindo o bem-estar animal desde a criação até ao abate.
Neste cenário, é fundamental que o setor alimentar ofereça informações claras, rigorosas e, sobretudo, verificadas por um terceiro independente. A certificação AENOR em Bem-Estar Animal Welfair™, contribui para garantir este compromisso por parte do setor, conferindo transparência, rigor e confiança em toda a cadeia alimentar. Em 2014, a AENOR optou
por esta certificação e pelo Bem-Estar Animal como um dos seus sinais de identidade, tornando-se a primeira entidade certificadora a desenvolver a atividade de avaliação deste protocolo. Oito anos depois, concedeu o certificado de Bem-Estar Animal a mais de seis mil operadores da cadeia alimentar.

Relativamente à área da formação, como se destacam e quais os cursos que disponibilizam atualmente?

Com um conhecimento profundo do setor empresarial, com conteúdos de cursos específicos
para responder às necessidades reais das empresas e um corpo docente altamente qualificado e no ativo, mais de cem mil profissionais já confiaram na AENOR para receber formação de alto nível. Consideramos que a diferenciação é a única forma de garantir o
sucesso ou mesmo a sobrevivência de um negócio.
As empresas portuguesas que nos procuram pretendem manter a sua competitividade e sabem que os nossos cursos são uma ferramenta fundamental para melhorar a sua posição no mercado e para dotar os seus profissionais de um nível de formação e reciclagem profissional ótimo.
Temos um vasto catálogo de cursos, mas atualmente os cursos mais procurados são associados à sustentabilidade e ao compliance.

Tendo em consideração o período pandémico e de confinamento que vivemos recentemente, como ultrapassaram e como encaram o futuro e o impacto nos vossos clientes?

A pandemia fez-nos perceber que somos muito vulneráveis, mas também ajudou a repensar a forma como podemos ajustar o nosso negócio perante a incerteza. Surgiram inúmeras iniciativas com alguns fatores em comum, como a solidariedade, a colaboração e a confiança, esta última para a AENOR é um conceito-chave.
Transformámo-nos numa organização melhor e mais ágil, a começar pela forma como articulamos o menor impacto nos serviços através da extensão das auditorias para remoto, da realização de formações à distância, do desenvolvimento de uma plataforma de soluções, implementada em tempo recorde, que permitiu ajudar as organizações a melhorar os seus
protocolos na luta contra a Covid-19 e, mais recentemente, no desenvolvimento de linhas de
ação para ajudar as empresas com projetos a obter fundos europeus através do instrumento de recuperação Next Generation EU. Esta solução da AENOR denomina-se AENOR Project Trust e tem como objetivo gerar confiança perante as autoridades competentes e dar credibilidade para demonstrar solvência técnica, o alinhamento do projeto com os eixos estratégicos e a confirmação que o mesmo está desenvolvido de acordo com os
critérios estabelecidos.
Esta é a mais clara evidência do nosso papel: ajudar as organizações a superar desafios importantes para elas.

Sendo o vosso propósito gerar confiança entre as empresas, clientes e a própria sociedade, descobriram novas áreas de negócio?

Foi essencial reorientar a certificação para novas áreas. Dispomos de 500 diferentes soluções de certificação, desenhadas para dar resposta às diferentes necessidades das empresas e
organizações, tais como a sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade social, as tecnologias, o bom governo, o agroalimentar e a saúde.
No que diz respeito ao bom governo, a AENOR é líder indiscutível no desenvolvimento de soluções que ajudam as empresas a tornar visíveis os seus esforços e compromissos neste domínio. As soluções de certificação da AENOR em Compliance Penal e tributário são referências no setor, assim como a certificação da AENOR no Índice de Bom Governo
Corporativo, o mais recente tema desenvolvido e que colocamos à disposição das empresas
portuguesas.

Como visualiza o futuro para a AENOR Portugal?

Mais de 74% dos consumidores em Espanha relacionam a AENOR com a qualidade e com as
coisas bem feitas. Em Portugal queremos caminhar no mesmo sentido, queremos que a AENOR Portugal ajude os consumidores portugueses a tomar as melhores decisões na hora de comprar um produto ou serviço.
Num mercado global, onde a confiança é um dos principais ingredientes para o sucesso, a AENOR destaca-se por acompanhar de perto as estratégias de crescimento dos seus parceiros, por ajudar permanentemente no desenvolvimento de soluções e por estar sempre preparada para ultrapassar desafios.
Temos a perfeita consciência que estamos num mercado competitivo e que apenas prevalecem ao longo do tempo aqueles que acrescentam valor à sociedade, por isso acredito firmemente que, na AENOR, contribuímos para a transformação da sociedade criando confiança, e esse é o percurso que queremos manter.

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