“Contribuímos para o bem-estar do próximo”

Há 29 anos que a Vidaúl Seguros existe no mercado segurador. Negócio de cariz familiar, o seu fundador foi Vidaúl Santos e, atualmente, é o filho, David Santos, quem assume a direção desta empresa de mediação de seguros, com uma relação estreita de parceria com a seguradora Fidelidade.

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David Santos, diretor

Quais as maiores mudanças que o setor experienciou, ao longo deste tempo, e como
avalia a situação do mesmo atualmente?

O nosso setor evoluiu bastante, especialmente na profissionalização da mediação, muito por força da transferência de competências e autonomia dos mediadores em todo o processo de contratação e pós-venda. A digitalização e informatização destes processos obrigou a capacitar as nossas estruturas de forma a aumentar a produtividade e acompanhar os
desafios diários. Na altura como multimarcas, acompanhámos três grandes fusões: a Império com a Bonança, a Fidelidade com a Mundial Confiança e, por fim, a Império Bonança com a Fidelidade Mundial. São processos sempre muito complexos e desafiantes. As seguradoras modernizaram-se e aproximaram-se dos clientes, prova disso é que o setor segurador teve uma ascendência bastante positiva no ranking de reclamações ao longo dos anos. Os clientes estão muito mais exigentes na qualidade e timing do serviço. A sua literacia sobre o
nosso setor aumentou em diversos domínios e toda esta evolução exige uma maior capacidade técnica, especialização e resiliência da mediação. Hoje, somos consultores especializados em seguros, auxiliando os clientes na contratação, gestão e especialmente no
momento crítico da gestão do sinistro.

Quais os seguros que disponibilizam aos particulares e empresas que vos procuram?

Temos uma oferta capaz de responder a cerca de 98% das necessidades dos nossos clientes, sejam empresas ou particulares. A Fidelidade, nossa parceira exclusiva, tem uma capacidade ímpar no desenvolvimento e inovação de produtos que acompanham a evolução e crescimento dos nossos clientes. O ramo Saúde, por várias razões, tem tido uma crescente procura, especialmente a nível particular. O ramo de Responsabilidade Civil, fruto de novas exigências legais nacionais e internacionais, bem como pela perceção deste risco inerente à sua atividade por parte dos empresários, é um tema cada vez mais procurado pelas empresas.

Aquando do surgimento da pandemia, como reagiu a seguradora vossa parceira às necessidades apresentadas pelos seus segurados?

A Fidelidade foi das únicas seguradoras, senão a única, que assumiu desde muito cedo o tratamento à Covid-19, revogando a exclusão referente à pandemia, no que respeita aos seguros de saúde. Alargou a oferta da medicina online e comparticipou integralmente os custos dos testes à Covid-19, com um processo bastante simples, bastando para isso o
cliente ligar para a linha da Multicare. Antecipou a decisão da ASF em reduzir os prémios do ramo automóvel fruto da redução da sinistralidade. No ramo de Acidentes de Trabalho acompanhou as empresas nossas clientes, que efetuaram lay-off parcial ou total, estornando e/ou reduzindo os prémios dos respetivos períodos. Dispusemos de uma resposta robusta, objetiva e individualizada para, em conjunto, auxiliar os nossos segurados a ultrapassar os impactos da pandemia.

A Vidaúl Seguros tem uma nova loja, em Torres Vedras. O que vos levou a avançar para esta nova abertura? Estão previstas mais, para breve?

Em 2008, saímos do centro para a periferia da cidade, procurando melhores instalações, acessos e estacionamento para os nossos clientes. A decisão de voltar ao centro da cidade estava a ser equacionada há algum tempo e, fruto da pandemia, surgiu a oportunidade de um espaço numa zona “premium” de Torres Vedras. Esta equação surgiu pela necessidade de procurarmos os clientes particulares, de modo a equilibrar a nossa carteira, tendo em conta
que atualmente já se encontra acima de 60% em clientes empresa. O crescimento da carteira em empresas é tendencialmente superior ao particular e, portanto, era importante criar estratégias que permitissem atenuar esta décalage. Aliado a este objetivo, obviamente que a localização das novas instalações tem muito mais impacto na projeção da nossa imagem e da nossa marca, sendo este um fator determinante para o nosso posicionamento no mercado.

Antes, considerava-se a área seguradora como uma área onde a humanização das relações entre mediador e segurado era muito importante, fulcral até. Tendo em conta a atual possibilidade de comprar um seguro online, que alterações considera que o mercado segurador sofreu?

Pessoalmente valorizo muito a relação social. Seja do ponto de vista profissional ou pessoal. Ao vivermos em sociedade, se conseguirmos contribuir positivamente para o bem-estar do próximo, na grande maioria dos momentos que podemos ter essa influência, tudo se torna melhor. O relacionamento com os clientes, parceiros e equipa é a base para o sucesso. Quanto ao online, é indiscutível que a omnicanalidade é uma aposta da Fidelidade e as
vendas online são o principal foco de todos os players do mercado. É uma realidade cada vez com mais peso, sendo que terá ainda maior expressão quando a regularização dos sinistros estiver ao mesmo nível de acesso e eficiência que a contratação, conforme já se verifica em alguns exemplos noutros países. Para nós, mediação, será um desafio de peso, porque é difícil competir nas mesmas condições com esse canal de venda. O nosso posicionamento passa por sermos especialistas nas ofertas, mas essencialmente com um conhecimento do nosso cliente, personalizando e recomendando as verdadeiras soluções para a sua realidade. No segmento das empresas, este posicionamento ganha ainda mais importância. O
conhecimento do cliente e a personalização da oferta distinguem-nos claramente do online.

Quais os planos futuros para a Vidaúl Seguros?

Criar valor nas pessoas e nas organizações; contribuir para o crescimento profissional e pessoal da nossa equipa; evoluir como organização, estando na linha da frente da capacitação técnica e relacional; continuar a apostar e evoluir na resposta online através das redes sociais, bem como no lançamento a curto prazo do portal do cliente da Vidaúl Seguros e
ainda na distribuição de um Xcard desenvolvido por um parceiro nosso, que permite ao cliente ter um acesso rápido no seu telemóvel para contactar os nossos serviços.

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