Enark: Arquitetura inovadora

A Enark é uma empresa constituída por uma equipa jovem e empreendedora, dedicada a moradias unifamiliares e plurifamiliares. O arquiteto Fábio Correia, fundador do projeto, falou sobre a importância da criatividade e do uso de bons materiais, aliados à preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental.

0
138
Fábio Correia, arquiteto e fundador

Como caracterizaria a Enark no que respeita à relação que tem com os clientes e à imagem que quer passar para o mercado a cada projeto que faz?

Assumimo-nos como singulares, pois cada projeto é único. Para isso constituímos uma relação cliente-equipa dinâmica e flexível, adequando as ideias / gostos do cliente ao nosso pensamento. Praticamos uma Arquitetura inovadora, que também respeita conceitos básicos como a exposição solar da habitação e o terreno onde a mesma será construída. Disponibilizamos uma oferta ampla de serviços, nomeadamente Arquitetura, Design de Interiores e Construção. Cada projeto de Arquitetura pode incluir caderno de encargos, projeto de execução e modelo 3D da habitação. O objetivo é que a imagem real e final da habitação corresponda na totalidade às imagens inicialmente produzidas em escritório. Para conseguir isso, é imperativo o nosso acompanhamento durante todo o processo de construção da obra.

Têm muitos projeto ligados a moradias unifamiliares e plurifamiliares. Este é o vosso principal mercado?

Sim, o foco do gabinete é o projeto habitacional, pois são projetos com mais procura no nosso mercado. No entanto, também temos desenvolvido outros projetos de utilização comercial e industrial, sendo este também um mercado a investir. A sustentabilidade, a importância dos materiais naturais e a utilização daqueles que são locais, bem como a redução do impacto ambiental e o bom isolamento térmico e acústico são muito importantes e são aspetos que a Arquitetura deve ter em conta.

Tendo por base o projeto de moradia OF, como solucionaram estas questões?

A moradia OF é um projeto que ultrapassará o meio milhão de euros. Dispõe de quatro suites, uma zona social em open space, com mais de 100 metros quadrados, salão de jogos no piso da cave, uma piscina infinita extensa e uma zona exterior de lazer, que terá churrasqueira e outro salão de jogos. Além disso, existe ainda uma garagem. O cliente queria a garagem num volume à parte da habitação, deste modo foi criada uma pala de ligação, que interliga a garagem com a casa e a casa com a zona de lazer exterior, de forma a tornar todo o desenho mais homogéneo e funcional. Esta será uma casa passiva, ou seja, com uma poupança de energia de 75 por cento relativamente a uma construção tradicional. Esta poupança ocorre através da utilização de caixilharia com vidro triplo, cuja função é impedir ruturas térmicas. O isolamento das paredes, pavimento e cobertura é também muito importante e, por isso, esta casa foi suspensa a 70 centímetros do solo, utilizando Isolamentos adequados, e as suas paredes e a cobertura isoladas com 10 centímetros de sistema etics, entre muitos outros aspetos que foram considerados. Denota-se essencial, numa fase inicial do projeto, perceber que materiais estão associados a determinada zona. Quando temos núcleos regionais, onde existe um material típico, esse respeito deve existir, pelo que nesta habitação usamos pedra granítica da região. Ela tem um desenho com várias curvas, em resultado da adaptação ao terreno e à exposição solar.

Quais os desafios que o setor da Arquitetura atravessa?

Uma das principais dificuldades é a não uniformização da instrução de processos, uma vez que todas as Câmaras têm instruções de processos diferentes. O desafio seria existir uma plataforma única a nível nacional, de forma a simplificar e acelerar a análise de cada processo.

Como será 2021 para a Enark?

O ano 2020 superou as nossas expectativas. Cumprimos todos os objetivos a que nos propusemos e o feedback dos clientes foi muito positivo. Para 2021 traçamos metas mais ambiciosas, na esperança de corresponder ao crescimento contínuo que a empresa tem apresentado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here