Feng Shui Clássico: a nova fronteira do imobiliário e da arquitetura

Muito além da estética ou da tradição oriental, o Feng Shui Clássico assume-se, hoje, como uma poderosa ferramenta de gestão de espaços, com impacto direto na produtividade, na saúde emocional e no sucesso dos negócios. Em Portugal, uma das vozes que mais tem contribuído para desmistificar esta abordagem é a da arquiteta e consultora de Feng Shui Alexandra Morgado, com mais de 25 anos de experiência, que tem dedicado grande parte da sua carreira a integrar estas práticas milenares em projetos contemporâneos, urbanos e empresariais, sempre com uma visão pragmática, estratégica e orientada para resultados.

0
158

Tem sido uma das pioneiras na divulgação do Feng Shui Clássico em Portugal e no mundo. De que forma acredita que esta disciplina pode ser integrada, de forma estratégica, no setor imobiliário e na arquitetura contemporânea?

O Feng Shui Clássico é uma ferramenta de análise e gestão do espaço, que trata de compreender como o espaço pode influenciar, potenciar ou condicionar as dinâmicas humanas, os negócios, a saúde ou a produtividade. No setor
imobiliário, esta abordagem permite criar projetos mais inteligentes, diferenciadores, alinhados com as necessidades emocionais, sociais e económicas do mercado atual.

Existe ainda a perceção de que o Feng Shui é uma prática quase decorativa ou mística. Como tem trabalhado para desmistificar essa visão?

O Feng Shui não substitui a ação, a atitude ou a estratégia certa, mas pode ser uma ferramenta complementar poderosíssima. Tenho feito esse trabalho de desmistificação através da formação contínua e através da publicação de
livros práticos que ajudam as pessoas a integrar o Feng Shui de forma simples e funcional no seu dia a dia. Além disso, ser membro da International Feng Shui Association dá-me a oportunidade de estar ligada a uma rede global de profissionais que partilham esta visão de rigor e profissionalismo.

Acredita que, em Portugal, poderemos ter ainda mais projetos e espaços onde o Feng Shui Clássico seja contemplado de raiz?

Sim. O Feng Shui é uma indústria em franca expansão no mundo inteiro, com cada vez mais empresas, hotéis, escritórios e projetos urbanísticos a integrarem-no desde as fases iniciais de conceção. Portugal começa agora a ter abertura para a valorização do bem-estar e da sustentabilidade, tem todas as condições para estar alinhado com esta tendência.