Tem sido uma das pioneiras na divulgação do Feng Shui Clássico em Portugal e no mundo. De que forma acredita que esta disciplina pode ser integrada, de forma estratégica, no setor imobiliário e na arquitetura contemporânea?
O Feng Shui Clássico é uma ferramenta de análise e gestão do espaço, que trata de compreender como o espaço pode influenciar, potenciar ou condicionar as dinâmicas humanas, os negócios, a saúde ou a produtividade. No setor
imobiliário, esta abordagem permite criar projetos mais inteligentes, diferenciadores, alinhados com as necessidades emocionais, sociais e económicas do mercado atual.
Existe ainda a perceção de que o Feng Shui é uma prática quase decorativa ou mística. Como tem trabalhado para desmistificar essa visão?
O Feng Shui não substitui a ação, a atitude ou a estratégia certa, mas pode ser uma ferramenta complementar poderosíssima. Tenho feito esse trabalho de desmistificação através da formação contínua e através da publicação de
livros práticos que ajudam as pessoas a integrar o Feng Shui de forma simples e funcional no seu dia a dia. Além disso, ser membro da International Feng Shui Association dá-me a oportunidade de estar ligada a uma rede global de profissionais que partilham esta visão de rigor e profissionalismo.
Acredita que, em Portugal, poderemos ter ainda mais projetos e espaços onde o Feng Shui Clássico seja contemplado de raiz?
Sim. O Feng Shui é uma indústria em franca expansão no mundo inteiro, com cada vez mais empresas, hotéis, escritórios e projetos urbanísticos a integrarem-no desde as fases iniciais de conceção. Portugal começa agora a ter abertura para a valorização do bem-estar e da sustentabilidade, tem todas as condições para estar alinhado com esta tendência.
Formada com mestres internacionais de referência como o grande mestre Raymond Lo, em Hong Kong, Lillian Too ou Joey Yap, na Malásia e membro ativa da IFSA — International Feng Shui Association Alexandra Morgado tem sido pioneira em trazer para Portugal uma visão mais profissional e consciente do Feng Shui, seja através de consultoria, formação ou publicações acessíveis ao grande público.
Que argumentos concretos destacaria como vantagens competitivas e diferenciadoras ao integrar esta abordagem nos seus projetos?
O Feng Shui Clássico, quando aplicado com rigor, é uma camada extra de inteligência estratégica que ajuda a criar imóveis que são não apenas esteticamente apelativos, mas que funcionam como suportes invisíveis ao bem-estar,
à saúde emocional e à produtividade dos seus utilizadores. Isto traduz-se, na prática, em maior atratividade comercial, maior retenção de clientes ou ocupantes, valorização diferenciada dos imóveis e, acima de tudo, em projetos que respondem de forma mais completa às exigências do mercado contemporâneo.
Na sua visão, como é que as empresas, marcas e projetos imobiliários podem utilizar o Feng Shui Clássico como uma ferramenta de liderança, bem-estar e sucesso?
O que o Feng Shui Clássico pode oferecer às empresas e aos projetos imobiliários é uma base sólida e invisível de suporte. Cria espaços que favorecem a concentração, a criatividade, a tomada de decisão, o foco, o bem-estar físico
e emocional das pessoas. Quando alinhamos o espaço com os nossos objetivos, seja em casa, no escritório ou num projeto imobiliário, criamos um ambiente que nos sustenta, que facilita o caminho e que nos apoia nos momentos críticos.