“O cliente é o centro da nossa estratégia”

A RUBI é uma marca reconhecida de ferramentas de corte e aplicação de cerâmica, bem como produtos para manutenção e limpeza deste material. Fundada em Espanha e presente em Portugal há 37 anos, esta é uma marca que se destaca pela qualidade, robustez e segurança dos seus produtos, mas o objetivo é melhorar continuamente, como destaca o diretor-geral da marca, Carlos Duarte.

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Carlos Duarte, diretor-geral

Há quanto tempo existe a RUBI Portugal e como definiria o seu posicionamento no mercado nacional?

Em 1951, os irmãos Boada inventaram e patentearam o primeiro cortador manual de cerâmica do mundo e, graças a esta invenção, surgiu a marca RUBI na zona de Barcelona, Espanha. Anos mais tarde, em 1984, surge a RUBI PORTUGAL, a primeira filial a ser constituída. Ao longo destes 37 anos, a empresa foi-se posicionando gradualmente num lugar de destaque, tornando-se uma marca de referência dentro de um setor extremamente competitivo. graças à qualidade, robustez, eficiência, rentabilidade e segurança dos seus produtos.

Como caracteriza Portugal, enquanto mercado de interesse para a marca?

Apesar de o mercado português ser um mercado que representa um valor residual dentro do Grupo RUBI, a RUBI Portugal tem tido um papel preponderante no desenvolvimento estratégico do Grupo, graças à experiência e know how adquiridos, que a filial portuguesa tem vindo a ter ao longo de todo este tempo. Sendo uma filial cuja experiência e know know é tão relevante, é interessante e gratificante verificar a confiança que a casa-mãe deposita na filial para levar a cabo, no mercado português, a validação de novos produtos ou novas tendências, replicando posteriormente para outros mercados.

Atualmente, a tecnologia e a inovação andam de mãos dadas. Qual a política da RUBI no que concerne ao desenvolvimento de novas ferramentas e produtos? É tudo desenvolvido internamente?

A inovação e a tecnologia são o pilar fundamental de acréscimo de valor que pretendemos trazer para os profissionais que utilizam equipamentos RUBI. O melhor exemplo disso é o facto de 60 por cento do portefólio que encontramos no nosso catálogo ter sido desenvolvido internamente nos últimos cinco anos. Hoje, temos mais de 50 patentes de produtos desenvolvidas pelas nossas equipas. As nossas equipas de Desenvolvimento de Produto, I&D, Marketing, Formação de Produto e Pós-Venda encontram-se em constante contato com o nosso público-alvo, no sentido de recebermos feedback sobre as nossas soluções. É igualmente importante realçar a parceria técnica que a RUBI desenvolve junto das empresas de cerâmica, no sentido de apresentar as melhores soluções, de acordo com as novas tendências que vão surgindo no mercado.

Quão importante é o feedback dos vossos clientes na melhoria dos vossos produtos ou na criação de um totalmente novo, para responder a uma necessidade do mercado?

Seguindo o desígnio instituído dentro do Grupo RUBI, “Better Professionals, Better Places”. A base para o desenvolvimento de todos os nossos produtos vem do constante e próximo contacto que temos com os profissionais de aplicação de cerâmica. Este acompanhamento de proximidade que fazemos com ações de formação e demonstração dos nossos produtos, com o nosso serviço de pós-venda e com a nossa App ClubRUBI, permite-nos recolher toda a informação indispensável para poder criar e desenvolver máquinas e ferramentas com vista à execução de trabalhos de forma mais eficaz e eficiente, segura e com poupança de tempo e recursos.

Qual a importância do prémio Scoring, na categoria das melhores PME’s nacionais, para a RUBI? A que se deve esta distinção, na sua opinião?

Esta distinção de gestão representa o reconhecimento do trabalho em equipa que fazemos diariamente, com vista a satisfazer os nossos clientes e é um bom exemplo onde se encontram presentes os valores que a RUBI Portugal tem presente no seu ADN: Excelência, Respeito e Paixão!

Quais os objetivos da RUBI para o mercado nacional, nos próximos tempos?

Queremos manter o nosso enfoque no utilizador final, tê-lo no centro da nossa estratégia – como tal, temos na nossa sede, em Coimbra, um espaço híbrido onde se encontra o nosso showroom, bem como o nosso espaço de formação e demonstração, com vista a proporcionar mais e melhor conhecimento aos profissionais do setor.

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