“O e-learning é um dos reflexos da transformação digital”

0
701
Carlos Costa, sócio-fundador

Fale-me um pouco de como começou a B-Training Consulting?

A B-Training Consulting é um projeto que começou no início de 2008. Fruto de uma forte experiência por parte dos seus fundadores, nas áreas da formação de adultos e gestão estratégica, foi possível desenvolver a empresa num contexto económico adverso, através da prestação de serviços de elevada qualidade que têm visado essencialmente o desenvolvimento das pessoas e das empresas, melhorando a imagem da formação profissional em Portugal.

Como conseguem acompanhar a necessidade de atualização constante de competências?

A B-Training Consulting tem na sua génese a inovação e a investigação e desenvolvimento. Estamos sempre atentos às necessidades e à evolução do mercado e procuramos ajustar os nossos serviços de forma pró-ativa às necessidades presentes e futuras das empresas e dos seus colaboradores. Somos inequivocamente defensores do pensamento de Peter Drucker quando referiu que “a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Quais as diferenças entre lecionar um curso presencial e em versão e-learning?

Entendemos que a formação presencial e e-learning são duas formas diferentes de se adquirir conhecimento, com métodos próprios e que, sendo diferentes, podem inclusivamente complementar-se. Na formação presencial a componente humana e sensorial da relação pedagógica ganha destaque, sendo que o formador orienta e “lidera” o processo de aprendizagem, mesmo quando atribui um papel ativo ao formando nesse mesmo processo. A formação em e-learning é suportada por um sistema de gestão da aprendizagem, o qual articula um conjunto de recursos tecnológicos que permitem tanto uma comunicação síncrona (simultânea) ou assíncrona (diferida). No seu todo, estes mecanismos permitem que os formandos desenvolvam a sua aprendizagem ao seu ritmo, a partir de qualquer lugar e de forma autónoma, exigindo-lhes que sejam igualmente “líderes” e responsáveis pelo seu próprio processo de aprendizagem. A este nível, a formação e-learning exige uma mudança de paradigma do que é ser formando.

Quais as vantagens de um curso realizado em e-learning?

Um curso realizado em e-learning tem inúmeras vantagens. Em termos empresariais podemos destacar a agilização e disponibilidade de conteúdos a todos os colaboradores, ultrapassando algumas barreiras como o espaço físico e os custos com deslocações, assim como potenciar uma entrega de conhecimento mais acelerada. Outra das grandes mais-valias da formação em e-learning passa pela maximização da retenção do conhecimento, uma vez que os conteúdos ficam disponíveis em plataforma (quando a plataforma é própria) permitindo a criação de uma knowledge base acessível a todos os colaboradores em qualquer momento e em qualquer lugar. Ao nível individual, os cursos em e-learning proporcionam o acesso a uma oferta formativa mais variada que permite, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, o potenciar do leque individual de competências, contribuindo deste modo para o aumento da sua empregabilidade.

Colocar a tecnologia, nomeadamente plataformas de e-learning, ao serviço da aprendizagem é a vossa marca diferenciadora?

Acreditamos que a prestação de serviços de qualidade superior e de forma inovadora é a nossa grande marca diferenciadora no mercado. A instalação de plataformas de e-learning surge na sequência do processo de transformação digital em curso, sendo o e-learning um dos reflexos dessa transformação digital na área da formação. O grande fator de diferenciação da B-Training Consulting na área da instalação de plataformas de e-learning é o serviço de consultoria técnico-pedagógica que prestamos ao nível da parametrização das plataformas que é fundamental para o sucesso da utilização futura das mesmas por parte dos nossos clientes.

Em que pode o e-learning enriquecer um currículo de aprendizagem presencial?

Quando conjugadas, a formação presencial e em e-learning, dão origem a uma outra forma de organizar a formação: a formação blended-learning, mais conhecida como b-learning. Esta conjugação permite-nos trabalhar os conteúdos em função da sua natureza teórica e prática. Os conteúdos que sejam de natureza mais conceptual e teórica podem ser trabalhados em e-learning. Por sua vez, os conteúdos de natureza prática devem ser trabalhados e desenvolvidos com o suporte da formação presencial.

Que desafios antecipa para o futuro, sobretudo pós-Covid-19?

Vivemos tempos muito desafiantes para as empresas e para todos nós enquanto indivíduos. O modelo do teletrabalho imposto às empresas está a mostrar-nos que, se as equipas estiverem unidas e focadas, é uma alternativa ao modelo presencial no escritório. Acreditamos que, no pós- Covid-19 esta alternativa laboral vai manter-se de forma alternada com a presencial. O processo de digitalização da formação e das empresas no geral que se encontrava em curso resultante da revolução 4.0 está a ser agora acelerado e vai ser uma realidade cada vez mais presente no pós-Covid-19. A crise económico-financeira que se vislumbra vai ser outro grande desafio para todos nós. É nesta fase que o nosso país precisa de empreendedores que consigam criar negócios, criar postos de trabalho e contribuir para uma recuperação mais rápida da economia portuguesa.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

Consultoria de E-Learning

– instalação, customização e parametrização de plataformas.

– conceção de cursos à medida dos clientes.

– conceção de cursos para venda no mercado.

Consultoria ao nível dos processos de Certificação DGERT

– ajudar a manter um sistema de gestão da qualidade, associado à Certificação pela DGERT, garantindo a Certificação Inicial dos mesmos ou o seu acompanhamento continuado.

– auditorias ao sistema de formação das empresas, ao nível de formação presencial como em formação à distância.

Formação

– Especialistas na Formação Pedagógica tais como o curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, o curso de E-Tutor: Especialização Pedagógica, os cursos Master e Especialização em Gestão da Formação, entre outros.

– Dinamização de outros cursos em e-learning, desenvolvidos na área comportamental e na área de especialização do próprio e-learning.

TODOS OS SERVIÇOS E CURSOS SÃO AGORA PRESTADOS 100% ONLINE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here