Uma consultora imobiliária que ouve o cliente

Ricardo Vicente é o CEO da BlueCoast, uma agência de consultoria imobiliária que se distingue, sobretudo, pela forma de lidar com o cliente. Para esta empresa, é fundamental ouvir o cliente e encontrar o imóvel que melhor se ajusta à sua realidade. Além disso, o acompanhamento do cliente – seja ele um investidor ou um cliente que quer comprar uma casa para residir – é também fundamental e é garantido até ao final do processo.

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Como descreve e caracteriza a BlueCoast?

A BlueCoast Live or Invest distingue-se por ser não uma agência imobiliária, mas sim uma agência de consultoria no setor imobiliário. Começámos com um escritório num primeiro andar e não com uma loja de rua aberta ao público. Obviamente que temos a porta aberta e recebemos com prazer qualquer pessoa, mas o serviço que prestamos foca-se sobretudo em ouvir o cliente, perceber o que procura, para que fim (to live or to invest?) e a partir daí ir em busca daquilo que o nosso cliente pretende. Fazemos o mesmo quando os nossos clientes nos procuram para os ajudar a vender imóveis.

Como definiria o mercado nacional, quer para o cliente “to live”, quer para o cliente “to invest”?

Observamos que, no mercado nacional, existe uma procura maior por parte de clientes nacionais pelo mercado “to live”, e pelos clientes internacionais, pelo mercado “to invest” – isto não invalida, no entanto, que muitos dos clientes nacionais procurem, cada vez mais, o mercado “to invest”; existe, sem dúvida, a perceção de que o setor imobiliário continua a ser um bom investimento.

Esta caracterização de cliente – “to invest” e “to live” – reflete uma forma de atendimento diferenciada para cada caso? Como personalizam este atendimento?

Sem dúvidas que a abordagem ao cliente e o trabalho que é desenvolvido pelos colaboradores
da Bluecoast tem como base a caracterização do cliente. O nosso trabalho foca-se em encontrar soluções. Em primeiro lugar, ouvimos o cliente, para conhecê-lo e compreender o que procura, a sua motivação e objetivos, para construirmos uma solução adequada para cada caso.

Considerando a vossa filosofia centrada no cliente, qual a importância que as tecnologias poderão ter na relação com o cliente? Esta inovação é importante?

O digital foi sempre a base da nossa comunicação – na atualidade, a presença de um negócio nos meios de comunicação digitais é determinante para alcançar o público. Não descuramos outros meios de comunicação mais tradicionais, mas o nosso foco foi sempre o digital, desde o início da nossa atividade. Estatisticamente, os contactos que recebemos provêm sobretudo da divulgação online dos nossos produtos e serviços. Isto é válido para os clientes nacionais, e sobretudo para os clientes estrangeiros, seja na vertente “to live”, seja na vertente “to invest”. Importa referir que o digital é um meio para chegar ao público e facilitar o
contacto e a comunicação entre o negócio e o cliente, mas depois, aquilo em que mais nos
focamos é em ouvir quem nos procura e construir uma relação de confiança com os nossos clientes, trabalhando para eles e com eles em busca da solução mais adequada – a componente relacional e a proximidade com os nossos clientes são fatores-chave do sucesso.

Portugal tem boas condições para o investimento estrangeiro, mas há quem considere fundamental uma desburocratização dos procedimentos legais e administrativos. Qual a sua opinião sobre esta questão?

É verdade que, tradicionalmente, o nosso país apresenta uma carga burocrática grande, seja qual for a área de negócio, o imobiliário não é exceção. Já foram dados passos no sentido de atrair o investimento estrangeiro, mas cremos que haverá mais trabalho a fazer para contornar a questão burocrática e aumentar a atratividade do país para os investidores estrangeiros. Procuramos, na Bluecoast, também apoiar os nossos clientes estrangeiros nesse sentido.

Já foram dados passos no sentido de
atrair o investimento estrangeiro, mas
cremos que haverá
mais trabalho a fazer para
contornar a questão
burocrática e aumentar
a atratividade do país para
os investidores estrangeiros

No que toca a quem quer comprar um imóvel para fazer dele a sua casa, quais as dificuldades que se avizinham, sobretudo tendo em consideração a conjuntura internacional, que pode afetar o mercado imobiliário?

Estar atento ao contexto económico é fundamental quando se toma a decisão de adquirir um imóvel. Uma vez mais, atuando como uma consultora, dispomos de recursos que apoiam os nossos clientes também nesse sentido, procurando identificar as opções mais vantajosas para os clientes que precisam de alavancagem financeira para aquisição de imóveis, e aconselhamento ao nível da melhores opções para a aquisição, por forma a que os clientes tomem as decisões que melhor servem os seus interesses – não estamos interessados apenas em “escoar” os produtos do nosso catálogo, mas sim acompanhar os clientes também neste sentido, ajudando-os a navegar num clima de incerteza, por exemplo.

Como se posiciona a BlueCoast no que concerne à formação dos seus consultores e, simultaneamente, relativamente à necessidade ou não de profissionalizar a área?

Acreditamos que o capital humano é o melhor investimento de qualquer empresa. O investimento em formação é algo que na Bluecoast fazemos de forma contínua e a valorização dos nossos recursos, por via de ações de formação, tem-se revelado um
fator-chave do nosso crescimento. Dito isto, observámos nos últimos anos também que muitas empresas neste mercado acabaram por não se manter em atividade, que a falta de
profissionalização poderá ter contribuído para tal e que os clientes confiam em quem ter profundo conhecimento da área e não apenas em alguém que procura desempenhar uma função sem formação adequada e sem “amor à camisola”. A profissionalização do setor poderá, sim, contribuir para uma mudança, no sentido positivo, por parte da sociedade.

Que avaliação faz do caminho percorrido e quais os objetivos que estão delineados para o futuro?

Temos o privilégio de termos visto a Bluecoast com um trajeto sempre ascendente, desde que
começámos a operar neste mercado. A abordagem pela via da consultoria e não apenas da mediação contribuiu para esse crescimento, bem como o apetite do público pela área “to invest”. A curto prazo o nosso foco continua a ser o crescimento e um maior alcance da nossa presença física, com a abertura de mais espaços onde se possam construir relações com os nossos clientes, pois é esse o fator diferenciador que marca a posição da Bluecoast
neste setor. Este maior alcance da presença da Bluecoast está pensado para a área nacional, bem como para o estrangeiro, com relações de parceria.

www.bluecoast.pt

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