Uma vida focada nas pessoas

Paula Carvalho é a fundadora da Vilanet, uma empresa que alia a educação e a formação ao longo da vida e que já conta com 18 anos de mercado. Em simultâneo, Paula Carvalho desenvolve também projetos na área da organização de eventos, em particular como wedding planner, e diz que o seu trabalho passa pela concretização de sonhos.

0
552
Paula Carvalho, CEO

O que a fez apostar num projeto como a Vilanet, que existe há 18 anos?

A Vilanet é o projeto da minha vida. Com 23 anos iniciei a minha carreira como empreendedora. Sempre tive o foco nas pessoas e em ir ao encontro das suas necessidades. Este projeto alia a educação e formação ao longo da vida. O que me levou a apostar neste projeto, que é já marca registada, foi o facto de poder ter tido a oportunidade de trabalhar numa empresa que é uma referência no mercado da educação, o que me fez assumir o meu próprio projeto. O que me motiva é olhar para um cliente, ver os desafios que ele tem e procurar ajudá-lo a melhorar a performance.

A Vilanet foi fundada em 2003, como empresa de formação profissional, consultoria, organização de eventos e apoio pedagógico. Como avalia a evolução da empresa, sobretudo neste último período pandémico?

A Vilanet é um negócio de talento. O curto prazo não vai ser fácil, mas é neste momento que se constatam duas realidades. Por um lado, a importância de se ter uma equipa resiliente, com capacidades de relação com os clientes e também económicas, que aguentam este período difícil. Por outro lado, verificar a capacidade de redefinir objetivos de uma forma ágil, para que possamos voltar o mais rapidamente possível a um novo normal.

Quais as áreas em que a Vilanet atua, no que respeita à formação profissional?

Na Vilanet acreditamos que a formação é um fator de sucesso para o aumento da qualificação e competitividade das empresas. Como cada organização é única, disponibilizamos formações adequadas a cada contexto e necessidade, por isso a Vilanet tem implementado ao longo destes anos várias ações de diferentes abordagens, incluindo formação à distância, em áreas como o comércio, as novas tecnologias, algumas destas formações certificadas e financiadas.

A organização de eventos, particularmente a área de wedding planner, é outra das áreas de atividade em que atua. O que a fascina nesta área?

O meu percurso profissional foi muito desafiante e relacional, tendo sempre como foco central o serviço às pessoas. Logo após a licenciatura em Relações Públicas, fui responsável por eventos de âmbito nacional e internacional. Além disso, sempre gostei de me inspirar em histórias reais e poder contribuir para melhorar e concretizar os sonhos das pessoas, por isso o meu interesse desde muito nova em eventos. O meu trabalho centra-se na concretização de sonhos. Procuro desenvolver o meu trabalho com o máximo rigor e profissionalismo, pois deste modo posso coordenar melhor todas as tarefas que um casamento requer e, nessa medida, estou a contribuir para a realização de um sonho.

Enquanto empresária e mulher, acredita que as mulheres estão a impor-se enquanto empreendedoras e empresárias?

Relativamente a essa temática, considero que os desafios e as exigências são exponenciais. Assumir uma condição de liderança e responsabilidade no feminino é hoje um desafio. Portugal e o mundo estão ainda em processo de evolução, relativamente às questões de género. Esta temática merece importante destaque nas Agendas Políticas Nacionais, Europeias e Internacionais, mas ainda há um longo caminho para percorrer. Sou de opinião que, em todas as esferas, a excelência paute e regule as escolhas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here