“A Estética é muito importante para o bem-estar”

A Allure Clinic é uma clínica de Cirurgia Vascular, Medicina Estética e Dermatologia que promove o tratamento genuíno de cada paciente. A diretora clínica, Joana de Carvalho, destacou os tratamentos não invasivos – alguns exclusivos da Allure Clinic – e a importância dos mesmos para o bem-estar das pessoas.

0
180
Joana de Carvalho, diretora clínica

Como classificaria a população nacional, no que respeita às necessidades de tratamento por Cirurgia Vascular e Dermatologia?

Cada vez mais, acredito que os portugueses e, em particular, as portuguesas, estão mais sensibilizadas para os problemas dermatológicos e vasculares que as podem preocupar. A verdade é que, tanto uma especialidade como outra, abordam não somente a vertente estética, mas também, e prioritariamente, a saúde. Naturalmente, quem tem varizes não aprecia a imagem das pernas e esse é muitas vezes o motivo de consulta, mas as varizes podem associar-se a tromboflebites ou alterações irreversíveis da pele da perna. Isto é apenas um dos muitos exemplos desta dualidade estética/saúde.

No que respeita à Medicina Estética, como classifica a evolução cultural no que concerne ao estigma de assumir que se fez uma cirurgia estética?

Sem dúvida que se assistiu a uma evolução no sentido de assumir a realização dos procedimentos estéticos. Para isto, contribuiu a cada vez maior oferta destas intervenções e a sua “banalização”, muitas vezes entre figuras públicas e mediáticas. A preocupação das mulheres com a sua imagem e os sinais mais ou menos precoces de envelhecimento também evoluiu muito. A mulher de 40 anos dos dias de hoje é muito mais jovem e cuidada do que era regra há uns anos.

Quais os procedimentos mais procurados?

Na nossa clínica, o tratamento de “vasinhos” inestéticos nas pernas (na área de Cirurgia Vascular) e os procedimentos de rejuvenescimento facial ou eliminação de manchas na face têm grande destaque. Curiosamente, uma outra área muito procurada atualmente é o tratamento da hiperidrose (excesso de transpiração), pelo impacto que esta condição tem na qualidade de vida, particularmente em adultos jovens.

Quais as últimas e mais inovadoras soluções de tratamento presentes no mercado e que gostaria de destacar, nas diferentes áreas do vosso trabalho?

Pelo passo acelerado em que vivemos, cada vez mais são procurados procedimentos rápidos, eficazes, menos invasivos e sem necessidade de recuperação prolongada. Neste âmbito, os lasers assumem um papel muito importante, tanto na área vascular como dermatológica. A verdade é que reúnem todas estas qualidades. É muito cómodo ser intervencionado para eliminar varizes e poder trabalhar no dia seguinte. Do mesmo modo, é também perfeitamente exequível submeter-se a um tratamento de rejuvenescimento facial (nomeadamente com o Laser Alma-Q, exclusivo da Allure Clinic) retomando a atividade laboral de imediato, sem necessidade de esconder ou proteger a face.

A autoestima e o bem-estar são importantes para que os indivíduos se sintam bem na sua pele. No “Antes e Depois” das vossas intervenções, conseguem distinguir uma mudança psicológica no paciente?

Sem dúvida. Não raras vezes, ouvimos agradecimentos por fazermos as pessoas sentirem-se novamente felizes e confiantes. Conseguimos quase auscultar essa transformação: na sua postura, na forma como passam a vestir-se e em toda a sua atitude. É extremamente gratificante.

Os tratamentos de Medicina Estética ainda estão mais associados ao sexo feminino ou tem-se assistido a equilíbrio na procura, por parte dos homens?

É notório o aumento de procura deste tipo de tratamentos pelo sexo masculino. Contudo, a diferença ainda é muito grande.

Tendo em conta a pandemia e as novas medidas de prevenção, como têm conseguido prosseguir com a vossa atividade?

Na nossa clínica são adotadas medidas muito rigorosas de proteção. Dispomos de dois espaços distintos no mesmo edifício, o que é uma grande vantagem, pois conseguimos manter um atendimento muito individualizado praticamente sem cruzamento de pacientes. Todos os pacientes são equipados à entrada, com equipamento de proteção individual, sem qualquer custo para o paciente: protetores de sapatos e touca. A sensibilização para a desinfeção repetida das mãos é uma constante. Entre cada paciente todas as superfícies – cadeiras, mesas, puxadores, balcão de atendimento – são cuidadosamente desinfetados. Conseguimos, assim, assegurar um sentimento de segurança e confiança que não passa despercebido aos nossos pacientes.

O que considera que seria importante mudar, para desmistificar a importância e utilidade destes tratamentos socialmente?

Acima de tudo, disponibilizar informação fiável. Saliento que a informação é importante não só para a população em geral, mas para os próprios profissionais de saúde – muito pouco sensíveis ao impacto na qualidade de vida e na autoestima que questões do foro estético podem adquirir. Nunca será demais salientar que este tipo de procedimentos é de responsabilidade médica e, entre os médicos, haverá alguns mais especializados nestas áreas. Serão estes profissionais de saúde especializados e experientes que se encontram em posição de obter os melhores resultados e, em caso de alguma complicação, também as saberem melhor resolver.

www.allureclinic.pt

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here