“A Estética é muito importante para o bem-estar”

A Allure Clinic é uma clínica de Cirurgia Vascular, Medicina Estética e Dermatologia que promove o tratamento genuíno de cada paciente. A diretora clínica, Joana de Carvalho, destacou os tratamentos não invasivos – alguns exclusivos da Allure Clinic – e a importância dos mesmos para o bem-estar das pessoas.

0
1072
Joana de Carvalho, diretora clínica

Como classificaria a população nacional, no que respeita às necessidades de tratamento por Cirurgia Vascular e Dermatologia?

Cada vez mais, acredito que os portugueses e, em particular, as portuguesas, estão mais sensibilizadas para os problemas dermatológicos e vasculares que as podem preocupar. A verdade é que, tanto uma especialidade como outra, abordam não somente a vertente estética, mas também, e prioritariamente, a saúde. Naturalmente, quem tem varizes não aprecia a imagem das pernas e esse é muitas vezes o motivo de consulta, mas as varizes podem associar-se a tromboflebites ou alterações irreversíveis da pele da perna. Isto é apenas um dos muitos exemplos desta dualidade estética/saúde.

No que respeita à Medicina Estética, como classifica a evolução cultural no que concerne ao estigma de assumir que se fez uma cirurgia estética?

Sem dúvida que se assistiu a uma evolução no sentido de assumir a realização dos procedimentos estéticos. Para isto, contribuiu a cada vez maior oferta destas intervenções e a sua “banalização”, muitas vezes entre figuras públicas e mediáticas. A preocupação das mulheres com a sua imagem e os sinais mais ou menos precoces de envelhecimento também evoluiu muito. A mulher de 40 anos dos dias de hoje é muito mais jovem e cuidada do que era regra há uns anos.

Quais os procedimentos mais procurados?

Na nossa clínica, o tratamento de “vasinhos” inestéticos nas pernas (na área de Cirurgia Vascular) e os procedimentos de rejuvenescimento facial ou eliminação de manchas na face têm grande destaque. Curiosamente, uma outra área muito procurada atualmente é o tratamento da hiperidrose (excesso de transpiração), pelo impacto que esta condição tem na qualidade de vida, particularmente em adultos jovens.

Quais as últimas e mais inovadoras soluções de tratamento presentes no mercado e que gostaria de destacar, nas diferentes áreas do vosso trabalho?

Pelo passo acelerado em que vivemos, cada vez mais são procurados procedimentos rápidos, eficazes, menos invasivos e sem necessidade de recuperação prolongada. Neste âmbito, os lasers assumem um papel muito importante, tanto na área vascular como dermatológica. A verdade é que reúnem todas estas qualidades. É muito cómodo ser intervencionado para eliminar varizes e poder trabalhar no dia seguinte. Do mesmo modo, é também perfeitamente exequível submeter-se a um tratamento de rejuvenescimento facial (nomeadamente com o Laser Alma-Q, exclusivo da Allure Clinic) retomando a atividade laboral de imediato, sem necessidade de esconder ou proteger a face.

A autoestima e o bem-estar são importantes para que os indivíduos se sintam bem na sua pele. No “Antes e Depois” das vossas intervenções, conseguem distinguir uma mudança psicológica no paciente?

Sem dúvida. Não raras vezes, ouvimos agradecimentos por fazermos as pessoas sentirem-se novamente felizes e confiantes. Conseguimos quase auscultar essa transformação: na sua postura, na forma como passam a vestir-se e em toda a sua atitude. É extremamente gratificante.

Os tratamentos de Medicina Estética ainda estão mais associados ao sexo feminino ou tem-se assistido a equilíbrio na procura, por parte dos homens?

É notório o aumento de procura deste tipo de tratamentos pelo sexo masculino. Contudo, a diferença ainda é muito grande.

Tendo em conta a pandemia e as novas medidas de prevenção, como têm conseguido prosseguir com a vossa atividade?

Na nossa clínica são adotadas medidas muito rigorosas de proteção. Dispomos de dois espaços distintos no mesmo edifício, o que é uma grande vantagem, pois conseguimos manter um atendimento muito individualizado praticamente sem cruzamento de pacientes. Todos os pacientes são equipados à entrada, com equipamento de proteção individual, sem qualquer custo para o paciente: protetores de sapatos e touca. A sensibilização para a desinfeção repetida das mãos é uma constante. Entre cada paciente todas as superfícies – cadeiras, mesas, puxadores, balcão de atendimento – são cuidadosamente desinfetados. Conseguimos, assim, assegurar um sentimento de segurança e confiança que não passa despercebido aos nossos pacientes.

O que considera que seria importante mudar, para desmistificar a importância e utilidade destes tratamentos socialmente?

Acima de tudo, disponibilizar informação fiável. Saliento que a informação é importante não só para a população em geral, mas para os próprios profissionais de saúde – muito pouco sensíveis ao impacto na qualidade de vida e na autoestima que questões do foro estético podem adquirir. Nunca será demais salientar que este tipo de procedimentos é de responsabilidade médica e, entre os médicos, haverá alguns mais especializados nestas áreas. Serão estes profissionais de saúde especializados e experientes que se encontram em posição de obter os melhores resultados e, em caso de alguma complicação, também as saberem melhor resolver.

www.allureclinic.pt