“A mobilidade é fundamental para a recuperação económica”

Nuno Branco e Paula Nobre Pinto são um casal, formado em engenharia agrónoma e informática de gestão, respetivamente, e com carreiras consolidadas em multinacionais de renome. Porém, resolveram mudar de vida e abrir uma agência de mediação imobiliária. Depois de um início de atividade em modelo de franchising, nasceu a SUL Properties, há dois anos.

0
513
Paula Nobre Pinto e Nuno Branco, gerentes

Nuno Branco e Paula Nobre Pinto ocupavam posições cimeiras na hierarquia das empresas onde trabalhavam, mas perceberam que, depois de quase 20 anos de entrega profissional, a família lhes exigia atenção: “Foi nesse momento que decidimos pensar num negócio próprio, que nos permitisse gerir o nosso tempo e dar mais atenção aos nossos filhos. A mediação imobiliária surgiu em conversa com um amigo, mas confesso que não tinha a melhor das impressões do setor”, relembra Nuno Branco.

Todavia, após quase dois anos de análise e estudos de mercado, o casal resolveu abrir uma agência imobiliária: “Criámos a nossa empresa – CapriHome, Mediação Imobiliária – em 2008, altura em que também assinámos um contrato de franchising com a ERA Imobiliária, para abertura de uma agência na cidade de Portimão. A partir daí, iniciámos uma fase muito complicada de crise, a qual só ultrapassámos graças aos nossos clientes e à resiliência que tivemos”.

“O nosso negócio são as pessoas. As Casas são o tema da conversa”

O mercado algarvio é constituído, maioritariamente, por clientes não residentes na região, sobretudo estrangeiros – ingleses, franceses, finlandeses e italianos – que veem no Algarve a oportunidade de desfrutar de boa gastronomia, segurança, simpatia da população local e, ainda, ter vantagens fiscais. Quando Nuno Branco e Paula Nobre Pinto analisaram o mercado, viram a oportunidade: “Construímos o nosso serviço para os estrangeiros que vêm para o Algarve sem conhecer nada da região e precisam de ajuda para tudo – desde a parte burocrática, como seja obtenção de NIF e abertura de contas bancárias – até à compra do imóvel e tudo o que isso envolve – mobilar, pintar, decorar, limpar, pequenos arranjos… – assim como posteriormente a gestão do imóvel. Este serviço envolve um acompanhamento personalizado do cliente e a construção de uma relação de confiança que o fideliza”.

Assim, e apesar da crise que se vivia, em 2012 a ERA de Portimão abriu mais uma agência imobiliária, desta vez na Praia da Rocha: “No final de 2018, terminámos a nossa relação com a ERA e em janeiro do ano seguinte nasceu a SUL Properties. Mantivemos a mesma equipa de consultores imobiliários e aproveitámos as lições positivas que aprendemos ao longo dos 10 anos de atividade, mas reforçámos a nossa rede de partilha, as nossas parcerias e alargámos o nosso território de atuação. Gostamos de dizer que isso nos tornou mais ágeis e mais fortes. Podemos, agora, acompanhar o nosso cliente sempre que ele nos solicitar, sem quaisquer restrições. E temos, efetivamente, clientes que só trabalham connosco, que já realizaram vários negócios e que nos referenciam junto da família e amigos. A confiança dos clientes é fundamental”.

Paula Nobre Pinto, António Fonseca, Adelaide Gonçalves, Ana Mendonça, Armindo Gonçalves, Francisco Resende, Elsa Guerreiro, Filipa Castro e Nuno Branco

Com a pandemia, Nuno Branco reconhece que o Algarve foi das regiões mais afetadas. Apesar de tudo, admite que nunca parou totalmente de trabalhar. Investiu em equipamento informático de ponta, como sejam drones e câmaras fotográficas e de vídeo capazes de realizar visitas virtuais aos imóveis e tirar fotos a 360 graus e apostou fortemente nas redes sociais: “Dinamizámos fortemente as redes sociais e investimos em publicidade online. Todavia, apesar de se irem concretizando alguns negócios, não é a mesma coisa de poder ter o cliente presencialmente connosco. Ainda assim, vamos conseguindo manter o negócio sem recorrer às provisões que temos e acredito que, caso as pessoas possam ter a sua mobilidade de volta, o negócio voltará a prosperar”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here