“A sustentabilidade está presente em cada ato da Fielnorte”

A sustentabilidade é, atualmente, um aspeto a ter em conta em todas as atividades económicas e a construção é uma onde este aspeto pode ter mais impacto. André Santos, CEO da Fielnorte, destaca tudo o que a empresa faz que está em linha com a prossecução de uma atividade económica sustentável.

0
197

Em que áreas de trabalho se reflete a aplicação do conceito de sustentabilidade no trabalho da Fielnorte?

Na Fielnorte, a sustentabilidade reflete-se no planeamento estratégico, na execução dos projetos, na fase de construção, utilização do edifício e até posterior demolição e gestão de resíduos. A nossa certificação em Qualidade, Ambiente e Segurança reforça o nosso compromisso em adotar práticas sustentáveis e garantir padrões elevados em todas as fases dos projetos. Focamo-nos em construir edifícios que respeitem o ambiente, priorizando a eficiência energética, a utilização responsável de recursos e a redução de desperdícios.

Que exemplos pode destacar que evidenciam mudanças no vosso dia a dia laboral, refletindo a adoção de práticas sustentáveis?

Em escritório, adotámos um planeamento mais eficiente dos projetos. Adotámos também ferramentas digitais para minimizar o uso de papel e melhorar a coordenação entre equipas. Em obra, implementámos um sistema de separação e reciclagem de resíduos através de uma gestão rigorosa dos materiais e uso eficiente de energia renovável e água. Recorremos a recursos naturais que não sejam prejudiciais ao meio ambiente.


Que cuidados tem a Fielnorte na escolha dos seus materiais de construção?

Privilegiamos opções que sejam ambientalmente responsáveis, damos uso a materiais recuperados, restaurados ou que sejam reciclados. Sempre que possível, colaboramos com fornecedores locais e fomentamos a economia
regional. Avaliamos o impacto ambiental imediato, mas também a durabilidade e a eficiência energética dos materiais para assegurar soluções a longo prazo.

Que projetos destacam onde tenha sido evidente que a drive do mesmo foi a inovação?

Temos vários projetos em que recorremos a materiais com menor impacto ambiental e a sistemas de energia solar, claraboias, iluminação LED e técnicas de design que maximizam a entrada de luz natural para reduzir o consumo
de energia, por exemplo, a obra Xing Oporto Office, a construção da Unidade de Apoio ao Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Médio Ave, o Edifício Multifamiliar no Porto, Pavilhão Gimnodesportivo de Armamar e Habitação Unifamiliar em Pedroso, Vila Nova de Gaia, entre outros.