É fundamental ouvir o cliente antes de iniciar um processo de Arquitetura ou Design? Que complemento vem esta escuta ativa fornecer ao projeto?
Na Nuno Ladeiro, Arquitetura & Design a criatividade, o know-how e o conhecimento permite-nos ajudar os clientes a materializar as ideias num projeto de Arquitetura. Fazemos sempre uma escuta ativa das suas necessidades, que
tipo de projeto pretendem e qual o estilo de Arquitetura e Design a ser adotado.
Teve oportunidade de integrar o projeto da Expo’98, em conjunto com nomes conhecidos da Arquitetura e do Urbanismo nacional. Como avalia o seu percurso profissional e a forma como vê a Arquitetura e o Design?
Iniciei a minha carreira a trabalhar em projetos de larga escala, como coordenador de projeto na Expo 98, sob direção do Arquiteto Troufa Real, o que alavancou a minha carreira. Hoje, em coautoria com a arquiteta Carmo Branco, desenvolvemos projetos de arquitetura globais, que incluem a Arquitetura e o Design de Interiores.
Acredita num modelo moderno de Arquitetura e Design. As linhas simples e racionais são aquelas que, a seu ver, melhor se conjugam com a funcionalidade e a beleza?
Acreditamos na conceção moderna pela simplicidade da mesma, nas formas racionais que fazem parte da história da humanidade. Só assim se podem fazer obras que perduram no tempo.
Como conjuga os elementos construtivos para conseguir um espaço prático e funcional, mas onde o conforto e o bem-estar prevalecem?

Os materiais que revestem o interior de uma casa ou um escritório fazem com que o Design seja o requisito fundamental para tornar os espaços mais habitáveis e confortáveis. A nossa casa é o espelho da nossa identidade. O design procura interpretar e reconfigurar soluções para a casa, criando espaços mais funcionais e de elevada
qualidade estética, conforto e bem-estar.
Que projetos gostaria de mencionar enquanto aqueles que fazem a diferença no seu portfolio?
Temos vários projetos em curso, com o nosso parceiro Vomera Group. Um é o Eco Resort L’ecole, em Água Travessa, Abrantes, que combina a arquitetura sustentável com a valorização do património natural. Estamos também a trabalhar no projeto do edifício Flor do Tejo, em Santarém, com 20 apartamentos de luxo.
Como analisa o futuro da Arquitetura e do Design no futuro próximo?
A evolução da Arquitetura, com o lançamento de novos materiais cada vez mais tecnológicos, mas, ao mesmo tempo, que privilegiam as texturas naturais é extraordinária. A construção por sua vez tende a simplificar-se, com novos métodos construtivos que a aceleram.
