Como descreve o percurso trilhado até ao momento pelo Carias Car®?
O percurso tem sido muito delicado, tudo tem sido construído com imenso trabalho. Passo mais horas no serviço do que passo em casa. Nós investimos bastante na preparação das viaturas e isso faz com que sejamos diferenciados. Além disso, a limpeza diária de todos os nossos carros também nos destaca. Mantemos o stand sempre em ótimas condições de higiene e salubridade e temos uma zona onde os clientes podem tomar o seu café. Os primeiros
dois anos foram mesmo muito complicados, porque era apenas eu e mais outra pessoa – a Susana, que é responsável pela faturação e pelos pagamentos. Não sendo do Algarve, tivemos de nos instalar na região e angariar clientes. Fechei parcerias para a comercialização de automóveis e fazia, como faço atualmente, questão de verificar se as viaturas que comprava estavam em condições. Isso é fundamental, porque este é um negócio em que se gasta
imenso dinheiro em pequenas reparações e existe uma dificuldade tremenda para arranjar mecânicos e oficinas especializadas. É fundamental que saibamos bem o que fazemos, para não cometermos demasiados erros. Para encontrar um espaço, muito contribuiu o meu pai. Iniciei num espaço que dava para duas ou três viaturas, e hoje já temos mais de 150 viaturas.

Um negócio de venda de automóveis é sempre muito ligado às pessoas. A proximidade e a confiança, nesta área, são fundamentais para concretizar o negócio?
A sinceridade para com os nossos clientes é muito importante, é fundamental, bem como o pós-venda. Obviamente que a aparência do nossos stand e dos nossos carros é o primeiro passo para a concretização do negócio, mas a
forma que nós temos de lidar com os processos e com o cliente é muito importante. Queremos continuar a ser uma empresa de referência e o “passa a palavra” é muito importante para darmos seguimento aos nossos negócios.
Por que optou por abrir um novo stand, exclusivamente dedicado a viaturas comerciais? O mercado pedia essa oferta?
Nós decidimos abrir um stand de viaturas comerciais porque queríamos expandir um pouco mais as viaturas ligeiras e o espaço já estava a ser um bocadinho pequeno. Abrimos um stand com mais de dois mil metros quadrados de espaço onde, neste momento, ainda não temos vendedor, porque é uma dificuldade tremenda arranjar funcionários no Algarve. Mas desde o primeiro dia até hoje, não estamos nada arrependidos, queremos continuar e até já fomos
chamados por empresas de viaturas comerciais novas para abrirmos uma parceria com eles no Algarve. Entretanto, também já nos perguntaram se vamos abrir um stand de motos e a verdade é que estamos a pensar abrir um espaço, dentro destes dois que já possuímos, dedicado à venda de motociclos.

“Queremos continuar a ser uma empresa de referência e o “passa a palavra” é muito importante
para darmos seguimento aos nossos negócios”.
Como caracteriza a frota de viaturas que disponibiliza em ambos os stands? Há cuidados a ter quando se vende automóveis usados semi-novos?
Sim, nós temos os cuidados todos, desde o princípio ao fim. Verificamos se as viaturas têm as revisões em dia, se já tiveram acidentes, fazemos um check-up completo às mesmas… O outro grande cuidado é entregar as viaturas em excelente estado, limpas e recondicionadas para que não haja qualquer tipo de problema.
Uma empresa é também parte integrante da comunidade onde se insere. Como participa a Carias Car® nas questões sociais e/ou desportivas da sua região?
Na nossa região, somos uma empresa de referência, estamos sempre a ser chamados a colaborar em grandes eventos na zona – na Guia, em Albufeira, inclusivamente já somos patrocinadores de algumas equipas de futebol e de atletas de motocross…








