E-commerce, novos e constantes desafios para as marcas

José Pedro Castanheira é o Managing Director da Your New Brand (YNB), uma agência de comunicação com sede em Guimarães, especializada na Transformação Digital e na Internacionalização das marcas dos seus clientes. Em fase de expansão, esta empresa conta, em 2021, aumentar a quota de clientes internacionais.

0
582
José Pedro Castanheira, managing director

Como definiria a YNB e a sua forma de trabalhar os projetos e os clientes?

A Your New Brand é uma agência de comunicação criativa e disruptiva. Criamos, desenvolvemos e comunicamos marcas. Dispomos de uma gama de serviços criativos, complementares entre si, que colocamos ao dispor dos nossos clientes de forma personalizada. As soluções para cada negócio, cada cliente, são avaliadas tendo em conta, por um lado, as tecnologias disponíveis, por outro os contextos de atuação do cliente.

Dada a necessidade presente de confinamento, os websites e as lojas online sofreram um aumento e uma atualização. Como se posicionou a YNB para responder a estas solicitações?

A transformação digital da atividade dos nossos clientes foi sempre a nossa principal motivação. As atuais restrições a que a sociedade está sujeita apenas reforçam a certeza de que a nossa aposta no recente reforço dos recursos humanos está alinhada com o que o mercado espera de nós.

No que respeita aos restantes serviços que prestam, quais aqueles que gostaria de salientar e que mais vos diferenciam?

Complementando o setor do e-commerce, dispomos de recursos especializados em Design Gráfico, Branding, Sinalização Digital, Modelação 3D, Realidade Virtual e Aumentada.

Que avaliação faz do mundo digital nacional, nomeadamente no que respeita ao e-commerce e à importância que lhe é atribuída pelas empresas?

Em Portugal persiste a ideia de que para vender eficazmente online basta publicar um site. Ter um site é apenas o início. Ter uma loja online, sem mais, será como termos um telefone de topo que apenas utilizamos para fazer chamadas. Vender online, onde a concorrência é muito ágil e agressiva, carece de uma matriz multidisciplinar que vai desde a produção de conteúdos capazes de gerar empatia, boas políticas de SEO, métodos de pagamento seguros, serviços de logística capazes, conhecimento dos perfis dos potenciais compradores, serviços de helpdesk, entre muitos outros. As empresas ainda relegam para planos secundários os ecossistemas de e-commerce, apesar da consciência de que é fundamental colocar nas mesas de reunião estes assuntos.

Estão atualmente a passar por um processo de expansão. Como será esse crescimento? Quais os objetivos a alcançar, a médio prazo?

Efetivamente estamos em expansão. Somos uma empresa portuguesa, com sede em Guimarães, unidades em Coimbra e em França, Paris e Montluçon. A recente entrada de investimento nacional no capital da empresa consolida o aparecimento de duas marcas adicionais, a Vizual, para o setor da realidade Virtual e modelação 3D e, já em 2021, a materialização de um Marketplace YNB, para a internacionalização de produtos portugueses cuja operacionalização está ainda reservada à equipa responsável pelo seu desenvolvimento. Pretendemos aumentar estrategicamente em 2021 a quota de clientes internacionais, assim como reforçar a equipa que dará apoio ao Marketplace YNB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here