No seu percurso académico começou por estudar Arquitetura, seguindo-se depois uma licenciatura na área de Gestão de Marketing. Como foi que este percurso académico se cruzaria, mais tarde, com o setor imobiliário?
A combinação destas áreas de estudo ofereceu-me sem dúvida uma perspetiva única. Ter frequentado Arquitetura, para além da parte estética e do design, proporcionou-me uma compreensão do espaço e da sua
funcionalidade, e isso acabou por se revelar importante para a área imobiliária, sobretudo na apreciação e avaliação de imóveis e do seu potencial. Os conhecimentos adquiridos na licenciatura em Gestão de Marketing, deram-me acesso às ferramentas e técnicas necessárias para a análise do mercado e do comportamento dos compradores e dos investidores, e também na escolha e implementação de estratégias de promoção e de venda de forma eficaz.
Como analisa a sua carreira, até ao momento, e que realizações destacaria?
A minha carreira foi relativamente diversificada e cada etapa veio enriquecer o meu percurso e ajudou-me a crescer profissionalmente e também pessoalmente. Comecei na área de Marketing, Relações Públicas e
Assessoria de Imprensa quando ainda estava a estudar Arquitetura, onde desenvolvi habilidades fundamentais em comunicação, estratégia e gestão de imagem. Em 2011, surgiu a oportunidade de me iniciar na área comercial, especificamente no mercado imobiliário em Lisboa. A transição do marketing para o mercado imobiliário foi um dos maiores desafios e também uma das minhas realizações mais significativas. Com três filhas
pequenas, incluindo uma com um ano, foi bom ter tido apoio e me ter conseguido adaptar rapidamente para integrar numa nova indústria que me era desconhecida, mas que ajudou a desenvolver as minhas capacidades de
empatia e de resiliência. Durante quatro anos colaborei numa agência imobiliária internacional, começando como consultora e progredindo para a liderança de uma equipa. Aceitar o convite para ser diretora comercial da
BARNES Realty em Portugal foi um novo marco na minha carreira. A responsabilidade de contribuir para implementar a marca de luxo em Lisboa e a especialização no atendimento a clientes HNWI e UHNWI (High e Ultra High Net Worth Individuals) trouxe muitos desafios, mas também muitas oportunidades. Desde 2021, pós-pandemia pela COVID-19, passámos de uma clientela predominantemente francófona para uma base de clientes de diversas nacionalidades. Esta mudança exigiu uma adaptação estratégica e cultural e exigiu-nos um atendimento ainda mais personalizado.
Que considerações tece à forma como as mulheres portuguesas já encontraram o seu espaço no mercado de trabalho e desenvolvem as suas carreiras?
As mulheres portuguesas têm feito progressos muito significativos no mercado de trabalho ao longo dos últimos anos. Temos conquistado posições de destaque em diversas áreas, tanto no setor público como no privado e a presença feminina em cargos de liderança aumentou bastante. Além disso, nota-se um crescimento no número de mulheres empreendedoras, que criam e lideram os seus próprios negócios. No entanto, sabemos que ainda existem desafios e barreiras que precisam de ser superados, como a disparidade salarial e a conciliação entre vida profissional e pessoal.
Que mensagem gostaria de deixar às mulheres que lutam diariamente para alcançar a independência financeira, alinhada com a realização profissional?
É mesmo importante acreditarmos no nosso talento e potencial e mantermo-nos firmes nos nossos objetivos. A independência financeira e a realização profissional são conquistas possíveis e merecidas. É essencial apostarmos na nossa formação e no nosso desenvolvimento pessoal e rodearmo-nos de pessoas que nos apoiam, nos inspiram e que celebram connosco. Não se limitem a padrões ou expectativas impostas pela sociedade. Encontrem a vossa voz, defendam os vossos interesses e lutem pelos vossos sonhos. Persistência, coragem, paixão, determinação e resiliência transformam cada desafio numa oportunidade de crescimento.