English is FUNdamental

A Edu4WORD conta com 20 anos de experiência e, sendo uma empresa familiar, foi difícil para Afonso Leitão enfrentar a pandemia, que obrigou a cancelar todos os programas de inglês no Reino Unido que estavam agendados para 2020. Só em julho de 2021 é que um grupo de 30 jovens pôde voltar a embarcar rumo a uma experiência de ensino de inglês em Inglaterra. Todavia, a empresa reinventou-se e criou o Summer School, um projeto em Portugal direcionado à aprendizagem da língua inglesa. Para 2022, existem novidades.

0
1273
Afonso Leitão, cofounder e CEO

Ao longo dos 20 anos de atividade da empresa, a língua inglesa teve, ela própria, a sua evolução. Como é que a empresa adaptou a sua oferta de programas, de forma a corresponder a esta nova realidade social que foi surgindo?

A Edu4WORD é uma realidade empresarial que concentra realmente a experiência de mais de 20 anos nos domínios da educação e línguas. Os empreendedores deste projeto têm experiência pedagógica e vivência de interculturalidade críticas para a estruturação e implementação de programas atuais e competitivos, orientados para a formação integral, equilibrando competências e potencializando social skills. Trabalhamos para que os nossos programas desenvolvam não só as hardskills, mas também as soft skills – a sociabilidade, autoestima, resolução de problemas, criatividade, o public speaking, a liderança e o trabalho de equipa. Estas são competências fundamentais hoje e serão ainda mais nucleares no futuro, por isso este é o vetor principal na evolução das nossas propostas.

Quem é o vosso público-alvo?

É sabido que a eficácia na aprendizagem de línguas é incomparavelmente maior em idades precoces. Por esta razão, a Edu4WORD tem um posicionamento claro para um intervalo etário dos oito aos 17 anos. Por outro lado, também desenhamos programas para adultos, focados na maior aproximação a línguas diferentes, mas em contextos experienciais que possam potenciar a eficácia da aprendizagem. Muito importante neste domínio a questão cultural e de ambiente na utilização do idioma; esse cuidado potencia significativamente o grau de domínio da língua estrangeira e o grau de confiança na comunicação.

Relativamente aos programas que desenvolvem, quais aqueles que existem e a quem se destinam?

Na Edu4WORD apostamos claramente na qualidade de conteúdos, numa lógica de eficácia e muito direcionada para as soft skills do indivíduo. Desde logo também, programas que dão prioridade ao ambiente de aprendizagem e de contacto com a língua. Por essa razão são tão fundamentais as soluções que integram, por exemplo, deslocações para o estrangeiro: Summer Camps de 15 dias; Mini Holidays in London; Intercâmbios prolongados; Programa Host Family; Summer School em Portugal; Programas personalizados. Os Summer Camps no Reino Unido são um dos nossos programas estrela – para idades dos oito aos 17 – soluções pensadas com base na nossa longa experiência, com particular atenção a todos os fatores dinâmicos que tornam estas experiências em grandes momentos de vida para os participantes. Claramente materializam um antes e um depois, tanto no nível de domínio da língua inglesa como em competências sociais. São programas sempre acompanhados por Group Leaders experientes e monitorados pelos pais e responsáveis. Aulas de inglês nas manhãs e atividades socio-desportivas ou visitas culturais nas tardes. As Mini Holidays in London, para idades acima dos 14 anos, são a combinação perfeita de experiência cultural com utilização da língua inglesa. Aulas de inglês de manhã, com uma tarde mais dedicada a excursões por Londres. Além disso, estadia em Homestay, o que permite uma experiência de vocabulário diferenciada. Participação em intercâmbios de seis a 10 meses num país de língua inglesa é também uma experiência de vida muito marcante no desenvolvimento pessoal. A Edu4WORD oferece diversas possibilidades em função do interesse específico de cada participante. Também a experiência de receber um estudante estrangeiro em casa por períodos de três a 10 meses é muito enriquecedora para toda a família, deixando recordações, conexões e saudades para a vida inteira.

Existem parcerias entre a Edu4WORD e alguns estabelecimentos de ensino para a divulgação destes programas?

Efetivamente umas das nossas preocupações é a rede de distribuição das soluções de educação e formação Edu4WORD. Nesse sentido, a rede de parcerias é fundamental para poder alcançar um mercado mais amplo e exigente. A Edu4WORD tem implementado diferentes colaborações com escolas, empresas, autarquias, associações de pais, etc, naturalmente numa lógica de partilha de vantagens e de efeito de rede. Sabemos que o nosso sucesso depende de conseguirmos chegar a um maior número de potencias clientes, por essa razão estamos sempre disponíveis para estudar sinergias colaborativas com novos parceiros e entidades.

Como foi possível trabalhar, tendo em conta a pandemia? Como se mantiveram em contacto com os vossos clientes?

Realmente a pandemia trouxe grandes desafios e algumas ameaças ao nosso crescimento. Um dos pilares das nossas operações é a mobilidade e, como sabemos, estamos a enfrentar um período de significativas limitações a essa mobilidade. Diversos programas da Edu4WORD foram cancelados neste período e o permanente grau de incerteza foi um grande desafio. De qualquer forma, também outros programas foram pensados e temos na forja um ambicioso projeto de Summer School em Portugal, para portugueses e para estrangeiros, que iremos implementar a partir do próximo ano. A pandemia abriu oportunidades e caminhos que vão ser estratégicos para o desenvolvimento do nosso projeto empresarial.

Quais as últimas novidades, relativamente aos vossos programas, que gostaria de destacar?

Em 2022, vamos lançar um programa para adultos, que se chama Fast4WORD. Vai decorrer em Portugal e está direcionado para quadros de organizações e instituições que queiram melhorar o seu inglês, num contexto corporate e de extrema proximidade com a língua. Todo o staff será nativo e será garantida também uma atenção one to one para cada participante. É uma aposta arrojada, mas muito tangente à missão que defendemos. Em outubro, divulgaremos os novos programas para crianças e para jovens no Reino Unido, com uma capacidade de participantes muito reforçada. “English is FUNdamental”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here