Kaffa: café português e amigo do ambiente

A Kaffa é uma marca de café nacional que tem vindo a crescer e a desenvolver-se no mercado e que foi pioneira a trabalhar com cápsulas de café. O Diretor Comercial e de Marketing, Pedro Henriques, realça a inovação e o pioneirismo que sempre guiaram a Kaffa, em todo o seu percurso.

0
602
Pedro Henriques, Diretor Comercial e de Marketing e Conceição Carvalho, Gestora Comercial

Em 2009, nasceu a cápsula de café Kaffa. Passados 12 anos, como vê esta evolução?

A Kaffa tem a inovação e o pioneirismo no seu ADN e só com muita paixão pelo café, uma visão alargada do mercado e um olhar no futuro é que conseguimos chegar ao patamar onde nos encontramos hoje. A Kaffa é um dos principais players mundiais no fabrico de cápsulas de café e, embora sejamos uma empresa familiar, sempre apostámos na inovação para criar produtos únicos e diferenciadores. O sistema Kaffa é um dos nossos produtos premium. Os blends que criamos – com café de excelente qualidade – têm vindo a evoluir para nos aproximarmos o mais possível dos gostos dos consumidores portugueses. Hoje, verificamos que o consumidor valoriza a qualidade dos nossos produtos: temos mais de 60 mil máquinas ativas no mercado nacional e as vendas do sistema Kaffa, no primeiro trimestre de 2021, atingiram cinco milhões de cápsulas, representando um crescimento de 81 por cento face ao período homólogo do ano anterior. Em 2022 queremos consolidar a nossa presença nos lares portugueses e prevemos atingir as 100 mil máquinas ativas. Como especialistas que somos em produção de Sistemas Fechados e em todos os Sistemas de Cápsulas do mercado, temos uma presença muito forte em todos os hiper e supermercados do país, quer no que diz respeito à marca Kaffa, quer no que se refere à produção de marcas de distribuição dos nossos parceiros.

Como caracteriza o vosso processo de seleção e torra para assegurar um café da máxima qualidade?

“Tomar um café” é sempre uma boa “desculpa” para um momento de convívio. A responsabilidade por esta “presença constante” ao lado dos consumidores é um dos motivos que nos leva a ter elevados padrões de qualidade. A Kaffa detém uma unidade fabril em Sintra, equipada com os mais sofisticados equipamentos de torra, moagem e encapsulamento e um laboratório próprio onde analisamos e monitorizamos permanentemente toda a produção. Possuímos todas as certificações de qualidade e segurança alimentar de mercado. Toda a nossa matéria-prima é proveniente das melhores plantações de café em todo o mundo e todos os nossos produtos são desenvolvidos sem qualquer aditivo ou químico na sua composição.

Como se posiciona a Kaffa relativamente a questões como a responsabilidade social e ambiental?

A Kaffa possui todas as certificações de qualidade e segurança alimentar presentes no mercado de cápsulas de café, o que demonstra a importância que damos à excelência na produção dos nossos cafés. Relativamente à sustentabilidade ambiental, o compromisso com esta área é uma realidade há vários anos e os esforços que fazemos para minimizar o impacto do nosso trabalho no meio ambiente são visíveis em todas as áreas da empresa. Não só apostamos fortemente na investigação e desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e amigos do ambiente, como também procuramos criar sinergias que nos permitam manter a nossa atividade, gerando menos poluição. Lançámos recentemente duas novas cápsulas (uma compostável e outra em alumínio) e em breve apresentaremos mais novidades.

Quais os principais objetivos a atingir, nos próximos tempos, considerando os eventuais problemas que a pandemia possa ter causado?

O impacto pandémico foi muito significativo na atividade da empresa. Fruto da maior permanência das pessoas em casa, as vendas aumentaram significativamente e, graças a uma grande capacidade de adaptação e coordenação de equipas, conseguimos manter a produção e responder às novas exigências dos consumidores. Todos os colaboradores participaram ativamente nesta adaptação ao mercado e foi graças a este empenho exemplar que conseguimos ultrapassar este período. Relativamente a objetivos, estamos empenhados em consolidar os projetos recentemente lançados e que respondem às crescentes preocupações do consumidor com a saúde e o meio ambiente: a gama compostável e biodegradável, a gama de alumínio (um produto premium no mercado da distribuição moderna) e reforço da nossa gama de café biológico. Globalmente diria que a nossa grande ambição para um futuro próximo é incrementar o conhecimento da marca Kaffa, dando a conhecer a qualidade dos nossos produtos, quer do ponto de vista de distribuição, com uma presença mais habitual nos supermercados, como também na nossa loja, na loja online e no canal empresarial (que atualmente integra 500 empresas a consumirem o nosso café, através do serviço B2B).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here