“Esta é a construção do futuro”

Nuno Vale é o CEO da Ooty, uma marca que pertence à Black Oak Company e que se dedica à construção de casas modulares, no segmento de luxo. Com muita atenção à técnica e aos materiais utilizados, este tipo de construção será o futuro do setor da construção civil, de acordo com Nuno Vale.

0
2301

Como define o conceito Ooty, no que se refere aos tipos de casas modulares existentes?

A Ooty é uma marca da Black Oak Company, que atua na área da construção modular de luxo, mas que tem apostado na competitividade em termos de valor. Temos uma imagem contemporânea, com forte preocupação arquitetónica e prezamos muito a qualidade das nossas construções. Além disso, trabalhamos com sistemas construtivos sustentáveis e ecológicos porque acreditamos que, mais do que nunca, este é um tema que tem de ser respeitado e levado muito a sério.

Quais as grandes vantagens deste tipo de construção?

Trabalhamos com sistemas mistos de madeira, metal e betão, mas com uma forte componente pré-fabricada em woodframe, que é uma solução sustentável e ecológica, de subestrutura de madeira e isolamento térmico. No que diz respeito à aparência, não se diferenciam em nada de uma casa de construção em alvenaria, podemos aplicar os acabamentos que pretendermos e apresentar a solução arquitetónica que interessar ao cliente. Já em termos de qualidade não é comparável, é uma solução sem patologias, sem pontes térmicas, de alta eficiência energética e com uma excelente insonorização face às alternativas. No fundo construímos com o sistema mais utilizado no mundo, o woodframe, mas preparado em painéis em ambiente controlado (em fábrica) que garante o melhor resultado ao cliente em tempo de construção e com uma qualidade ambiente muito superior!

Relativamente aos materiais utilizados e à mão de obra necessária, este tipo de construção também traz vantagens?

Muito do nosso trabalho é preparado em ambiente fechado, com todas as máquinas que necessitamos ao nosso serviço e com um controlo de qualidade que nos permite garantir que estamos a construir com excelência. Com isso, reduzimos muito o tempo de construção e todo o trabalho que diga respeito à estrutura, isolamento e impermeabilização é imensamente mais célere. Mas como temos preocupações de qualidade, também no que diz respeito aos acabamentos, pretendemos que o cliente possa ter o que pretende e nesse sentido os acabamentos, no caso das Ooty Houses, são feitos em obra, com todas as técnicas construtivas habituais. Já no nosso sistema eXPand, os módulos vão para o local com o máximo de acabamento possível ou até completamente terminados.

Como antecipa o futuro da construção em Portugal? Esta construção modular pode ser uma verdadeira alternativa?

Em menos de 10 anos esta não será a alternativa e sim a regra! Não é mais possível continuarmos a tratar a construção como um trabalho pouco produtivo, ineficaz e aceitar isso com passividade, uma casa não pode demorar dois anos a ser construída, como acontece na construção tradicional. Se olharmos à nossa volta já tudo é pronto a utilizar, pronto a vestir, pronto a comer, mas na construção isso ainda não acontece no nosso país. A industrialização da construção é imperativa. Enquadrado neste conceito, criámos uma app Ooty, disponível na App Store e na Play Store que permite, entre outras funções, que o cliente visualize em Realidade Aumentada a sua futura casa, no seu terreno e visitar o seu interior!

A questão da recuperação económica é transversal a todos os setores de atividade. Enquanto empresário, como avalia este assunto?

É transversal, portanto, avalio com a mesma preocupação que toda a gente. Estamos crentes que vamos conseguir ultrapassar as dificuldades e com luta e sacrifício a nossa economia retomará, senão mesmo excederá todas as expectativas. Numa economia como a portuguesa, onde muito do nosso sistema e tecido empresarial estava moribundo, isto pode até significar mesmo uma oportunidade de mudança.

Como antecipa o novo ano que se aproxima, no que respeita à Ooty?

Estamos fortes, temos crescido bastante todos os anos e este próximo ano é de grande promessa para a Ooty. Contamos mesmo que seja o nosso melhor ano.