“O IDEA Spaces é uma comunidade a fazer-se crescer”

O IDEA Spaces é um espaço de cowork que já existe em quatro localizações diferentes em Lisboa. Recentemente distinguido como Great Place to Work, a cultura empresarial desta empresa baseia-se na empatia e na hierarquia horizontal. Diogo Fabiana, Chief Innovation Officer, destaca a importância da equipa nesta distinção.

0
116

O que é o IDEA Spaces?

O IDEA Spaces é um projeto 100% português, com 11 anos de história e construído inteiramente com capital próprio. Tudo o que vivemos hoje — desde a distinção como Great Place to Work até ao reconhecimento como um dos 100 melhores espaços de cowork a nível mundial pelo ranking The Tallys — é reflexo de uma gestão consciente, mas também do empenho, talento e dedicação da nossa equipa. Este percurso é feito de inúmeros atos de coragem que temos tido desde 2014, quando apostar num open space era tudo menos óbvio, até à abertura do espaço do Saldanha em plena pandemia, passando pela adoção de práticas de liderança inovadoras e pouco convencionais em Portugal.

Como caracteriza a liderança e a cultura empresarial que se vivencia na IDEA Spaces?

Nós gerimos com empatia. A nossa hierarquia é horizontal, o que significa que todas as pessoas que integram a empresa podem dar a sua opinião, as suas ideias e os seus inputs ao projeto. Eu acredito que esta distinção que nós tivemos, da Great Place to Work e também do Ranking Tallys, é um bocadinho o resultado desta liderança copartilhada por toda a equipa. No IDEA Spaces, lideramos com propósito. A nossa estrutura é horizontal, o que significa que todas as pessoas têm voz e podem partilhar ideias, opiniões e contribuir ativamente para o projeto. Acreditamos que as distinções que recebemos, são reflexo desta liderança partilhada. Um bom exemplo disso é o Programa OK, liderado pela nossa colega Raquel, que promove a igualdade de género, a sensibilização para a endometriose e a saúde mental, tanto feminina como masculina, e a criação de medidas que flexibilizam a metodologia de trabalho durante a menstruação. Estes são temas que nos movem e que traduzem o nosso compromisso com o bem-estar real de quem faz parte da nossa comunidade.

Um ano e meio depois de terem implementado esta liderança, já há métricas que provem o desempenho positivo desta mudança?

Do lado operacional, também já sentimos o impacto: aumentámos de forma expressiva a taxa de ocupação dos nossos espaços e registámos uma subida significativa (entre 30 a 40%) na taxa de retenção de membros. E desde que esta nova abordagem de liderança foi implementada, não tivemos qualquer rotatividade. Além disso, quando olhamos para os nossos indicadores de satisfação, tanto da equipa como dos membros da comunidade, estes estão muito próximos dos 100%. Portanto, sim, os resultados falam por si, o que nos deixa extremamente orgulhosos.

Existe a possibilidade de expandir a rede e a comunidade IDEA Spaces, nacional e internacionalmente?

Há várias cidades que se destacam como potenciais destinos para a expansão do IDEA Spaces. O Porto é uma das principais, até porque tem margem para mais oferta neste setor. Leiria, Aveiro e Braga também são opções muito interessantes.
A nível internacional, gostava particularmente de levar o IDEA Spaces até Valência, uma cidade com forte cultura empreendedora e onde vejo grande afinidade com os nossos valores.
A nossa expansão, tanto nacional como internacional, será sempre feita em parceria com stakeholders, parceiros locais e outros espaços que partilham da nossa visão. Estamos a estabelecer colaborações com espaços de cowork
noutras cidades do mundo, como Paris, Berlim ou Sidney, para que os nossos membros possam ter acesso a locais de trabalho onde quer que estejam. A nossa comunidade vive da colaboração e da partilha — e queremos que continue a crescer, dentro e fora de Portugal.