“O melhor tratamento é a prevenção”

A BMedical é uma clínica dentária com quatro anos de atividade, formada por uma equipa jovem, dinâmica e comprometida em oferecer os melhores cuidados de Saúde Oral a quem visita a clínica, como fez questão de explicar o diretor clínico, António Pedro Pereira.

0
420
António Pedro Pereira, diretor clínico

A BMedical localiza-se no centro da cidade de Barcelos. Que importância tem a localização para facilitar o acesso a todos os utentes?

O facto de estarmos no centro da cidade facilita a localização e o transporte. A rede viária e de transportes públicos têm mais oferta.

Que especialidades ligadas à Saúde Oral têm na vossa clínica?

As especialidades de Medicina Dentária que dispomos são a Dentisteria, Endodontia, Cirurgia Oral, Implantologia, Ortodontia, Periodontologia, Prostodontia e Odontopediatria.

No que toca à Covid-19, que garantias de segurança oferece na sua clínica?

Importa salientar que os protocolos de higiene e segurança em Medicina Dentária sempre foram muito exigentes. Sempre lidámos com vírus, bactérias e demais patologias, associadas aos aerossóis e que provavelmente serão bem mais agressivos e perigosos do que a Covid-19. Hoje, temos um novo vírus e por isso falta de conhecimento, de vacina e de preparação do organismo. Dada esta mudança de paradigma, foi preciso tomar medidas extremistas e reforçar ainda mais estes protocolos. Seguindo todas as orientações da Ordem dos Médicos Dentistas e da DGS, previamente à marcação e deslocação às nossas instalações, é feito um questionário sobre o estado de saúde e possíveis riscos. Se for duvidoso, fazemos a remarcação para os 15 dias seguintes. À chegada, é obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos em álcool gel e é feita a medição de temperatura. As instalações foram reforçadas com painéis de acrílico de proteção, foram reduzidos os espaços disponíveis na sala de espera, para garantir o distanciamento de dois metros, que são desinfetados logo após a utilização. Foram ainda instalados equipamentos de purificação do ar para mantermos uma atmosfera limpa e segura. Todos os profissionais utilizam os EPI’s exigidos, para a sua e a segurança de todos. O tempo mínimo entre consultas é de 15 a 20 minutos onde é feito o arejamento e desinfeção total do consultório.

41% da população ainda assume que não vai ao dentista há mais de um ano. É necessário sensibilizar a população para a importância da prevenção dentária?

Em condições ideais, é aconselhado a consulta de controlo anual ou semestral, variando caso a caso. O melhor tratamento é a prevenção. Prevenir a doença ou o diagnóstico em fases iniciais torna tudo mais simples e menos dispendioso. Tratamentos em doença instalada ou muito avançada terão consequências e custos maiores.

Que análise faz do mercado pré e pós-pandemia?

A Medicina Dentária é uma das áreas mais afetadas por esta pandemia. Se antes havia uma razoável e constante procura de cuidados, hoje, após a retoma, há uma evolução lenta e receosa, principalmente pelos receios de uma nova crise socioeconómica.

https://www.facebook.com/BmedicalCMD/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here