A ERA Rio Tinto está a celebrar os seus 18 anos de existência. Não chega à maioridade sozinha, considerando que existem já as agências de Porto Campanhã e Gondomar. Que evolução reconhece, no mercado imobiliário, ao longo destas quase duas décadas de trabalho?
O mercado imobiliário tem vindo a mudar ao longo do tempo, mas o segredo é a constante adaptação, manter o foco e trabalhar muito. Temos tido muitos desafios, mas felizmente todos superados.
O que a fez apostar na abertura de mais duas agências? Porquê nas zonas de Porto Campanhã e Gondomar?
Se queremos crescer temos que apostar na proximidade ao cliente, o que significa, naturalmente, abertura de mais agências. Gondomar era um crescimento natural! Crescer dentro do mesmo concelho. É um mercado
particular, com clientes “agarrados” e orgulhosos da sua história. Porto Campanhã é mais uma vez um crescimento natural. Geograficamente confina com Rio Tinto e Gondomar. Consideramos que Campanhã é das
zonas com maior margem de progressão da cidade do Porto. Sendo que a zona oriental da cidade é ainda a que tem maior margem de evolução e o preço mais concorrencial face às outras freguesias da cidade do Porto.
Que diferenças existem que distinguem as agências ERA das concorrentes?
A ERA é uma marca de referência no setor imobiliário, a sua credibilidade e eficiência são os elementos diferenciadores mais reconhecidos pelos nossos clientes. Estamos constantemente a inovar o nosso serviço,
acrescentando produtos únicos como é caso do “Garantia ERA” e do “ERA Business Accelerator” para que os clientes, tanto compradores como vendedores, beneficiem de um serviço de excelência. Os consultores ERA
combinam o conhecimento local de cada freguesia com os mais avançados recursos tecnológicos de mediação imobiliária, para conseguir encontrar a casa certa para o cliente e o comprador certo para cada casa. Se juntarmos tudo isto ao trabalho em equipa e à formação constante que tanto valorizamos, podemos garantir que a ERA é “uma máquina a vender casas”.
Como caracteriza as agências de Porto Campanhã e Gondomar?
Porto Campanhã é uma agência bastante versátil, que tem a necessidade de se adaptar diariamente, uma vez que trabalha muito com o cliente estrangeiro e com diversos tipos de mercado. Conta com uma equipa comercial formada para corresponder a qualquer tipo de necessidade do cliente ou negócio. A agência de Gondomar tem uma equipa jovem, simpática e bastante enquadrada com a zona/cliente que trabalha.
O cliente-tipo difere, de acordo com a localização das vossas agências? Se sim, como descreve o tipo de cliente de cada agência?
Claro que sim. Geograficamente tão perto, mas com clientes bastante diferentes. Como já referido, Campanhã trabalha muito com clientes estrangeiros, que chegam para viver em Portugal ou para investir. Normalmente mais jovens que querem viver ou investir no Porto e frequentemente empresas, pelo facto de existir ainda muito para reabilitar e construir. Gondomar é um mercado mais tradicional com clientes que não querem sair da sua zona e valorizam o local.
Enquanto responsável pela gestão destas agências, que características possui que acredita fazerem de si uma líder capaz?
Capacidade de adaptação e resiliência, são sem dúvida as características que acho que me definem. Acreditar sempre que é possível e nunca deixar que a equipa duvide que é capaz. Tenho uma GRANDE equipa!
Grande em coração, grande em capacidade de trabalho e muito grande na vontade de vencer.
“A ERA é
conhecida por ser a “melhor escola do imobiliário
em Portugal”. Num setor tão exigente e
concorrencial é essencial trabalhar com uma
marca de confiança com qualidade e
notoriedade”.
Sendo o setor do imobiliário extremamente exigente, que conselhos deixa a quem pretenda enveredar pela área?
O essencial é escolher a marca certa! A ERA é conhecida por ser a “melhor escola do imobiliário em Portugal”. Num setor tão exigente e concorrencial é essencial trabalhar com uma marca de confiança com qualidade e
notoriedade. Uma das nossas missões é “atrair, formar e fazer crescer pessoas com talento e vontade de progressão pessoal e profissional”. Somos com certeza a marca certa para entrar neste setor.
Atualmente, as equipas e o seu respetivo bem-estar é muito falado. No mercado imobiliário, a volatilidade de entrada e saída de recursos humanos é, por norma, alta. Quão importante é manter uma equipa coesa? Como se consegue isso?
O recrutamento e principalmente a retenção é essencial para obter sucesso. Ter uma “equipa base” consistente e bem formada é essencial para o sucesso de cada agência. A ERA foi reconhecida com o selo GPTW, pelo quinto ano consecutivo. Este reconhecimento é a prova de que, inequivocamente, a ERA é um Best Workplace. A verdade é que o nosso negócio tem algo a ver com casas, mas tem tudo a ver com pessoas. Isto resume a nossa postura perante a nossa equipa.
“Procuramos pessoas
com motivação e ambição
de ir mais longe,
seriedade e honestidade,
vontade e determinação,
gosto de trabalhar em
equipa, vontade de inovar
e com muita coragem.
Sabemos que temos um
projeto de vida para
qualquer pessoa
com talento”.
Que características procura nos seus consultores, sendo este um negócio de pessoas para pessoas?
As nossas equipas são muito heterogéneas, mulheres e homens de gerações diferentes, com diferentes experiências e formações, com personalidades distintas. Fundamentalmente procuramos pessoas com motivação e ambição de ir mais longe, seriedade e honestidade, vontade e determinação, gosto de trabalhar em equipa, vontade de inovar e com muita coragem. Sabemos que temos um projeto de vida para qualquer pessoa com talento.
Como antecipa o ano de 2024, considerando todos os desafios e incertezas que a conjuntura política e económica nos apresenta?
Desafiante, mas na nossa atividade desafio é uma palavra comum. Vai correr bem!