Como caracteriza a Good to Great, no que respeita à sua missão para com os seus
clientes e os principais serviços que disponibilizam?
A Good to Great tem como missão ajudar a desbloquear o potencial de pequenas e médias empresas em Portugal. Sabemos que o país tem empresas e pessoas com muito talento
e sabemos que, muitas vezes, a carga de trabalho do dia a dia nos impossibilita de olhar mais
estrategicamente para o nosso negócio. A Good to Great Consulting está aqui para ajudar a traçar e implementar essa estratégia.
Quais os setores de atividade onde a Good to Great desenvolve a sua atividade?
Alguns dos nossos setores de atividade são a formação, marketing digital, revenue management, distribuição online ou recursos humanos. De um modo geral, procuramos fazer uma primeira análise ao negócio do nosso cliente e fazer a identificação de vários
pontos de melhoria, que muitas vezes passam por estes setores estratégicos.
Como se posiciona a Good to Great para corresponder à necessidade de digitalização de procedimentos por parte das empresas?
Hoje em dia, já quase não faz sentido falar-se em digitalização de negócio pois esta é uma consequência da existência do negócio em si. Note-se que, muitas vezes, o nosso papel junto dos clientes passa por fazê-los entender que ter um negócio e não ter um site próprio (com otimização para motor de busca, conteúdo relevante, etc.), por exemplo, é quase como não ter um negócio – se não está na internet, não existe. O mesmo se poderá dizer para as
redes sociais ou, no caso dos nossos clientes com unidades turísticas, as agências de turismo online como a Booking.com ou o Airbnb. Relativamente à digitalização de processos, a nossa
intervenção junto de quem nos procura passa muito pela formação. Temos uma equipa que pretende dar formação muito prática, fazendo uma análise dos procedimentos utilizados pelo cliente e, posteriormente, fazendo uma sugestão de novas metodologias a implementar.
Com a chegada do teletrabalho, abriram-se novas possibilidades profissionais, para os quais é fundamental formação. Como se adaptou a Good to Great a esta realidade?
Neste momento, a nossa equipa dedica-se a dar formação principalmente na área de hotelaria. As formações mais solicitadas são a de receção e de gestão de reservas, na
parte operacional, e a de revenue management, na parte mais estratégica. Acreditamos que o
mercado de alojamentos em Portugal pode obter resultados significativamente melhores com a formação das equipas de gestão. No entanto, e principalmente devido à obrigação do teletrabalho, formações como as de gestão de equipas e liderança têm tido cada vez mais
procura. Entre outras dificuldades, os líderes das empresas tiveram de se reinventar e criar novos métodos de motivação e gestão de equipas, e é principalmente nisso que nos focamos.
Quão importante é a presença de um parceiro como a Good to Great junto de uma empresa, desde o momento da sua criação, para garantir uma boa estratégia de comunicação e de crescimento?
É essencial a criação de uma estratégia de comunicação para qualquer negócio. Se esta estratégia é pensada e definida no início de um negócio, então este negócio terá maior propensão para ser bem-sucedido. A nossa equipa tem uma relação muito próxima com os seus clientes e procura entender o negócio a fundo, para que o consiga acompanhar e ir fazendo alterações estratégicas nos momentos fulcrais para uma empresa. Importa
referir que muitos negócios nos procuram quando já têm uma visão ou uma estratégia definida, mas precisam de ajuda para dar o próximo passo, para aumentar resultados.
Como antecipa este novo ano, no que respeita ao desenvolvimento de novos projetos e à evolução e crescimento da Good to Great?
Para 2022, a Good to Great Consulting pretende crescer na área da formação e expandir este serviço para setores como o marketing digital. Temos vindo a perceber que a formação na área da hotelaria, vendas e marketing digital é bastante necessária e, por isso, vamos
apostar em crescer a nossa oferta formativa. Para além da formação, queremos ser a empresa que os gestores se lembram quando começam a ficar sem tempo para cuidar da sua
presença digital. Queremos ser o parceiro que vai ajudar as empresas portuguesas a nunca perderem a sua visibilidade no mundo digital.