“Seguros de saúde representam uma alternativa ao SNS”

A NG Consultadoria em Seguros tem mais de 40 anos de experiência em análise de risco e assume-se como capaz de encontrar as melhores soluções para os particulares e as empresas que a contactam, mesmo em tempos de pandemia, como explica o diretor-geral, Nuno Gonçalves.

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Nuno Gonçalves, diretor-geral

Que análise faz do mercado segurador, particularmente desde a chegada da pandemia?

O mercado dos particulares está mais estagnado devido ao confinamento, no entanto com a nossa proatividade temos cumprido os nossos objetivos, indo sempre ao encontro dos objetivos das famílias. Relativamente às empresas, temos setores de atividade com dificuldades, como a restauração, confeção, transportes e calçado, no entanto também temos empresas com grandes crescimentos, tais como todas as que derivam da construção e empresas de entregas de encomendas.

Quais os seguros mais procurados atualmente?

O cliente particular, neste momento, está mais preocupado com a saúde, por isso está a procurar mais os seguros de Saúde e Vida. Nas empresas, os ramos AT, RC e Saúde Grupo e Vida Grupo – estes dois últimos para dar um estímulo ao trabalhador.

Os seguros de acidente e doença representam perto de um terço dos seguros pedidos, neste momento. A NG Consultadoria em Seguros também se apercebeu desta alteração na procura, por parte dos clientes?

A pandemia veio alertar as pessoas para a necessidade de ter um sistema alternativo ao SNS e as seguradoras, ainda que com algumas limitações, estão a prestar um bom serviço e, por isso, a NG Consultadoria em Seguros tem aumentado as campanhas-alvo, para ir ao encontro das necessidades dos clientes, principalmente em Saúde e Vida.

Que soluções de seguros existem, particularmente relacionadas com proteção contra doenças, nomeadamente doenças do tipo pandémico? São soluções procuradas?

Neste momento, ainda só uma seguradora garante a cobertura de internamento e sempre com algumas limitações. Quando se trata de pandemias normalmente está excluída essa garantia nos seguros de saúde, mas é claro que com a pandemia existiu mais procura dos clientes dessa cobertura.

Como se posicionou a NG Consultadoria em Seguros relativamente ao apoio às empresas que mais sentiram o impacto da pandemia?

A NG Consultadoria em Seguros tem uma relação de proximidade com os seus clientes. Nesta fase, tivemos de nos adaptar às circunstâncias e ter outras alternativas de contacto, sendo que continuamos o aconselhamento, providenciando alternativas e soluções para as empresas.

Equipa de Lousada (sede)

Quais lhe parecem ser as alterações mais urgentes de levar a cabo no setor para responder de forma adequada às novas necessidades do mercado?

As seguradoras têm de optar, definitivamente, por uma mediação profissional, e não uma mediação em massa, uma vez que, cada vez mais, somos os consultores das pessoas e empresas, ajudando a encontrar a melhor solução para cada um deles. Nas empresas somos mais valorizados, pois temos de estar ainda mais atentos às necessidades delas, aconselhando sempre as melhores soluções para as salvaguardar em caso de sinistro.

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