Como surgiu a paixão pelo Design? É algo que sempre o acompanhou no seu crescimento?
Tenho 39 anos e, desde muito cedo, estive imerso no universo da decoração, mas sou autodidata no que respeita ao design de interiores. Trabalhei em várias empresas de montagem e produção de móveis e foi essa vivência que me despertou a vontade de criar algo meu. Foi assim que nasceu a Decor e Arte, uma pequena empresa na área da decoração, com três funcionários. A partir daí, senti necessidade de evoluir. Contratei a minha primeira designer de interiores e passei a apostar em projetos “chave na mão” , que incluíam elaboração de modelos 3D. Foi nesse momento que decidi mudar o nome da empresa, para Tiago Barros Interiorismo. Isso incluiu uma reestruturação da marca e marcou o início da consolidação do meu trajeto enquanto designer de interiores, acompanhada de uma reestruturação na imagem da marca.
O que caracteriza a marca Tiago Barros?
Oferecemos um serviço completo e isso não é muito fácil de encontrar nesta área. Fundei a empresa em 2017 e conto, agora, com uma equipa de l4 profissionais, especializados em várias áreas, que incluem design de interiores, marketing, marcenaria, eletricidade… Só assim é possível garantir a qualidade em todos os projetos.
Como tem sido o crescimento da marca, a nível nacional e internacional?
Tem sido notável! Já não somos procurados por quem apenas pretende uma peça decorativa, mas sim por clientes que procuram trabalhos completos e de luxo. O público é, agora, mais restrito, mas também mais exigente. O volume de negócios cresceu exponencialmente e, devido ao facto de recebermos também pedidos de clientes estrangeiros, surgiu a possibilidade de apostar internacionalmente, no caso concreto a Suíça. O trabalho é tanto que abrimos um filial da marca no país. A expansão internacional tem sido um marco importante para nós, e a Suíça tem-se mostrado um mercado muito interessante.
Apostam na produção portuguesa. Isso faz a diferença no produto final?
A produção nacional faz absolutamente toda a diferença. A qualidade da nossa mão de obra é excecional. 80% dos nossos produtos são nacionais. Os restantes 20% são produtos que sentimos necessidade de importar, porque são, efetivamente, de maior qualidade noutros países e o nosso objetivo é garantir a qualidade máxima do produto final.
A decoração de interiores era vista como um serviço de luxo a que nem todas as pessoas tinham acesso. Ainda assim é, ou já é possível aceder a este serviço?
A decoração de interiores tem, hoje, a capacidade de se ajustar a diferentes orçamentos, o que permitiu alargar o público que tem acesso a este serviço. Ainda assim, existe de facto o segmento de luxo, e nesse caso a exclusividade e a sofisticação marcam a diferença. Há uma distinção entre decoração acessível à maioria e aquela direcionada para clientes de alto padrão económico, que procuram a diferença e um serviço personalizado.
Que objetivos delineou para o futuro da Tiago Barros Interiorismo?
Os objetivos passam por continuar a evoluir, sempre com qualidade e excelência, nunca perdendo de vista a evolução tecnológica e trabalhar sempre com materiais exclusivos. É importante estarmos na vanguarda das
tendências, no segmento de luxo. Queremos continuar a crescer mantendo sempre a disponibilidade para um serviço personalizado e inovador, e com a referência da máxima qualidade no que fazemos.