Wingsys: a excelência da tecnologia interativa

A Wingsys é especialista na criação e comercialização de soluções interativas e a sua história remonta a 1995. O CEO, Rui Calçada, relembra o início da empresa e a sua evolução até chegar ao patamar onde se encontra: é reconhecida como a melhor fabricante de soluções interativas de Portugal.

0
581

O que vos fez apostar nesta “tecnologia que se pode tocar”?

Acreditamos no potencial da tecnologia touch e no impacto que causa nas pessoas e nas empresas. Começámos há 26 anos, com um posicionamento centralizado na comercialização de equipamentos informáticos. Depois, dedicámos o nosso negócio à montagem de quadros interativos e prestação de assistência técnica direcionada para as instituições de ensino. Em 2009, apresentámos ao mundo a primeira mesa interativa multitoque desenvolvida em Portugal. Hoje, segundo entidades internacionais, somos os “melhores fabricantes de soluções interativas em Portugal” e, em todo o mundo, milhões de pessoas contactam e interagem diariamente com os nossos sistemas tecnológicos de comunicação.

Quais as principais áreas onde esta tecnologia se encaixa e quais as mais-valias que a mesma pode trazer ao dia a dia de quem com ela trabalha?

No ramo da Educação, apresentamos um amplo conjunto de serviços e soluções que apoiam o processo de transformação digital das salas de aula e ajudamos a desenvolver experiências de ensino/aprendizagem mais dinâmicas, divertidas e estimulantes, para alunos e educadores. Para a área empresarial, disponibilizamos tecnologia inovadora que pode ser adquirida ou alugada e que eleva a experiência dos utilizadores em diferentes contextos, como reuniões, ambiente de produção, feiras e eventos, promoção/marketing, gestão e atendimento. No plano do Consumo, optamos por uma abordagem mais personalizada que combina design, funcionalidade e inovação. Oferecemos também vários sistemas inteligentes de comunicação e sinalética digital para as Smart Cities e para os municípios.

O futuro será, cada vez mais, virado para as cidades inteligentes. Qual o contributo desta tecnologia para tal?

A Wingsys cria smart solutions para promover a implementação de Smart Cities. A nossa tecnologia transmite informação útil, de forma dinâmica, para facilitar a comunicação DOOH (Digital Out Of Home), tornando-a pertinente e atrativa. Combinamos, em equipamentos resistentes e multifuncionais, diferentes soluções ajustáveis às necessidades dos utilizadores em cada momento, quer seja no centro de uma cidade, na Loja do Cidadão, num parque, numa sala de controlo ou num posto de turismo. Através das nossas soluções combinadas de software e hardware, qualquer município consegue transmitir informação inteligente e interativa em locais estratégicos de uma cidade (indoor ou outdoor).

Este tipo de tecnologia está em constante desenvolvimento. Quão importante é, assim, o vosso departamento de I&D, para a empresa?

A nossa equipa de Inovação & Desenvolvimento está bastante atenta às necessidades do mercado e com foco no desenvolvimento de soluções novas ou à medida de requisitos específicos. A Wingsys foi distinguida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), passando a integrar uma lista restrita de empresas portuguesas do setor que se destacam pela idoneidade em matéria de Investigação & Desenvolvimento. A equipa de excelentes profissionais que nos acompanha, o nosso conhecimento de mercado e capacidade de inovação, humanidade e criatividade levou-nos ao patamar onde nos encontramos hoje. Para além disso, estamos constantemente atentos e fazemos prospeção exaustiva e contínua das competências da comunidade científica que, em parceria com as tecnologias emergentes da Wingsys, congrega dois objetivos: abordagem de technology push, onde informamos as entidades educativas sobre o conhecimento produzido na Wingsys para que estas possam vir a incorporá-lo nas suas atividades de inovação; e a abordagem de demand-pull, onde apresentamos uma resposta adequada aos problemas e necessidades de desenvolvimento tecnológico que os mais variados agentes do mercado apresentam.

Quais as necessidades tecnológicas futuras que a Wingsys se propõe ajudar a solucionar?

A nossa missão passa por oferecer experiências impactantes através da mais avançada tecnologia interativa. Por isso, vamos continuar a criar inovadoras soluções tecnológicas de comunicação, para que todos tenham acesso às vantagens e oportunidades que elas proporcionam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here